Cuidados que Transformam: Saúde da Mulher em Foco

Cuidar da saúde feminina é essencial para abranger a promoção do bem-estar, a saúde reprodutiva, prevenção e diagnóstico precoce, saúde […]


Cuidar da saúde feminina é essencial para abranger a promoção do bem-estar, a saúde reprodutiva, prevenção e diagnóstico precoce, saúde mental, equidade de gênero, empoderamento, prevenção de doenças crônicas, acesso a serviços de saúde, envelhecimento saudável e o impacto saudável nas futuras gerações. 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente somos mais de 200 milhões de habitantes no Brasil, no qual 51,5% são do sexo feminino. 

Diante da informação sobre um Brasil mais feminino, também sabemos que a mulher moderna enfrenta diversos desafios, por isso, manter o autocuidado no dia a dia torna-se de extrema importância, mediante o cenário atual com o surgimento de diversas doenças, como: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), estresse e ansiedade. 

Soma-se a isso, a importância de olhar para a saúde preventiva com o intuito de focar nos cuidados da saúde da mulher torna-se de extrema relevância atualmente. 

De acordo com a American College of Lifestyle of Medicine (ACLM), a saúde preventiva se baseia em intervenções no estilo de vida, visando o bem-estar, a longevidade e a prevenção de problemas de saúde.  

Ainda nessa temática, o nutricionista pode atuar com foco na saúde da mulher, abordando pilares como: alimentação saudável, prática esportiva, controle do estresse, suplementação nutricional e muito mais para um cuidado integral na saúde feminina. 

Do ponto de vista das fases que envolvem a saúde da mulher, sabemos que o corpo feminino se desenvolve primordialmente sob a influência de ciclos hormonais, tendo o potencial de assegurar toda a plenitude corporal. 

Quando se fala em ciclos hormonais, podemos separar diferenciar em diversas fases, iniciando na fase da adolescência, passando pela fase adulta dos 20 anos até 60 anos e finalizando com a fase após os 60 anos. 

Diante das diversas fases na vida da mulher, devemos nos atentar as necessidades especificas para cada fase e a conduta clínica adequada, como a importância e recomendação dos macronutrientes e micronutrientes, possíveis deficiências nutricionais, alterações corporais, alterações hormonais, metabólicas e ósseas e a importância no cuidado da saúde mental. 

Somando-se a isto, a ingestão adequada de micronutrientes mostra-se indispensável para garantir a eficiência máxima de todas as vias metabólicas, porém, nem sempre é possível alcançar os níveis séricos adequados, mesmo com uma alimentação saudável e equilibrada.  

Devido aos desafios que a mulher moderna enfrenta e as mudanças que ocorrem em cada fase da vida, a suplementação torna-se essencial

Por fim, quando nos referimos ao cuidado integrativo, a utilização da suplementação pode exercer papel importante no atingimento da recomendação adequada de micronutrientes e pode auxiliar na regulação do sono, saúde mental, imunidade, saúde da pele, cabelos e unhas, libido, energia e disposição, saúde muscular e cardiovascular. 

Nutri, acesse outros conteúdos sobre saúde feminina e saúde preventiva para aprimorar ainda mais a sua prática clínica, confira: 

Artigo: “Como a Nutrição pode ajudar mulheres no período da Menopausa?” 

Artigo: “Saúde da Mulher e as perspectivas atuais da Nutrição em doenças ginecológicas”  

E-book: “Saúde Preventiva: a chave para uma vida equilibrada” 

Nutri, não perca a oportunidade, adquira também o seu e-book gratuito sobre “Adoçantes em foco: Conduta na prática clínica”, escrito pela Nutricionista Lara Natacci e oferecido pelas marcas Finn e Zero-Cal. 

Aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre os adoçantes e trabalhar conceitos importantes na prática clínica com os seus pacientes.  

Nutri, o que você achou sobre os conteúdos? Comente aqui embaixo. 

Referências Bibliográficas 

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/3102/cd_2022_populacao_idade_sexo_br.pdf


Deixe um comentário

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar