Longevidade e Qualidade de Vida

Rosana Perim Costa  – CRN 2184 Mestrado em Gestão em Ciências da Saúde Longevidade e Qualidade de Vida O interesse […]


Rosana Perim Costa

 – CRN 2184

Mestrado em Gestão em Ciências da Saúde

Longevidade e Qualidade de Vida

O interesse de entender melhor o funcionamento humano durante o processo de envelhecimento por meio da nutrição vem permitindo o desenvolvimento de muitas pesquisas e a busca deste conhecimento vem sendo amplamente investigada quando a população mundial passou a envelhecer mais.

Sendo assim, as doenças crônicas aumentaram consideravelmente de modo associado com esse aumento populacional, por isso passou-se a observar quais são os hábitos populacionais que influenciam na redução das doenças e no processo de envelhecimento com qualidade de vida, destacando a importância dos pilares da longevidade sadia: alimentação equilibrada, controle do estresse, prática de atividade física e qualidade do sono,  quais alimentos protetores  podem influenciar na saúde do cérebro, na cognição, na prevenção da osteoporose e sarcopenia e na melhora da microbiota intestinal e a indicação de suplementos nutricionais nos casos de deficiência de micronutrientes e desnutrição.         

O que é longevidade

A longevidade pode ser definida como a capacidade de viver por um período mais longo, porém é importante destacar que não se trata apenas de viver mais, mas de viver melhor.

Nas últimas décadas, foi possível ver um aumento da expectativa de vida, o que resultou em um número maior de idosos no mundo.

No Brasil é estimado que a população idosa alcance a marca de 20% do total da população até 2030.

Essa mudança tem despertado a busca por uma rotina mais saudável, capaz de refletir numa terceira idade mais ativa e de bem com a vida.

Pilares de uma longevidade sadia

Genética: a herança genética desempenha um papel na longevidade, mas não podemos esquecer que os fatores externos podem influenciar os genes de maneira positiva ou negativa.

Estilo de vida: hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina diária como: prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e variada, redução do consumo de bebida alcoólica, não fumar, exercitar a mente, dormir bem, momentos de lazer e medidas para controle da ansiedade e estresse.

Saúde Preventiva: fundamental para que o processo de envelhecimento aconteça com maior tranquilidade. Isso envolve consultas médicas com frequência e a realização de exames periódicos para detectar doenças de maneira precoce e identificar possíveis fragilidades.

Suplementação: o nosso corpo precisa receber diariamente uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e outros nutrientes. A base para alcançar essas necessidades é uma alimentação saudável, mas em alguns casos, a suplementação pode ser necessária, sempre com orientação de um profissional da saúde.

As mulheres vivem mais que os homens?

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida da população masculina é de 73,6 anos e para as mulheres de 80,5 anos. Essa diferença pode estar relacionada ao comportamento em relação à saúde, pois as mulheres geralmente procuram atendimento médico com mais frequência e levam mais a sério os cuidados preventivos, como exames de rotina e vacinações, além disso, elas tendem a adotar um estilo de vida mais saudável que os homens, com uma alimentação mais equilibrada, menor consumo de bebida alcoólica e fumo e atividade física regular. 

Resumindo a importância da longevidade

É um tema cada vez mais relevante na sociedade moderna, numa época em que as pessoas estão procurando viver mais e melhor.

Com o avanço da medicina e da tecnologia, as expectativas de vida aumentaram consideravelmente, mas isso não significa necessariamente que a população está  vivendo de forma saudável e plena.

É importante que a sociedade esteja preparada para enfrentar o envelhecimento da população oferecendo condições para que todos possam viver com qualidade de vida, saúde, disposição e felicidade.  

Referências Bibliográficas:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico de 2022. Acesso em: 05/02/2024.
Najas M, Aquino RC. Nutrição no Envelhecimento. 2022; 1:3-11
Putot A, Putot S, Hacquin A, Manckoundia P. Beyond longevity: healthy longevity. Lancet Healthy Longev. 2021 Jul;2(7):393-394.
Bischof E, Scheibye-Knudsen M, Siow R, Moskalev A. Longevity Medicine: upskilling the physicians of tomorrow. Lancet Healthy Longev. 2021 Apr;2(4):187-188.


Deixe um comentário

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar