Lançamento da 2ª edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro: Fortalecendo a paternidade responsável 

Como parte da Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP), lançada em 2016 como parte da Política Nacional de Atenção Integral à […]


Como parte da Estratégia Pré-Natal do Parceiro (EPNP), lançada em 2016 como parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), o Ministério da Saúde atualizou e publicou a 2ª edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais da saúde. 

O lançamento oficial aconteceu durante o Seminário Nacional e Internacional de Paternidade e Cuidados, que foi organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Ministério da Saúde e ocorreu entre os dias 30 de Agosto e 01 de Setembro de 2023, em Recife (PE). 

O evento contou com a participação de diferentes setores da sociedade, como profissionais de saúde, pesquisadores, gestores de serviços de saúde e movimentos sociais, que se reunirão para discutir ações e políticas públicas voltadas para os direitos reprodutivos dos homens e exercício da paternidade.  

Ainda, estiveram presentes representantes dos governos da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Equador para discutir o cenário de seus respectivos países e da América Latina de maneira geral. Essa e outras discussões foram transmitidas ao vivo através do canal do DATA SUS no Youtube, e você pode acessar clicando aqui

Em uma sociedade na qual a responsabilidade de cuidar do lar e da família ainda é direcionada às mulheres, na maioria dos casos, políticas governamentais como essas são importantes para reforçar o papel que o parceiro possui, incluindo a própria gestação de seus filhos. 

O Guia do Pré-Natal do Parceiro é direcionado a todos os homens (cis ou trans), pais biológicos ou não, mas que se colocam ao lado de uma pessoa que gesta. Ele aborda questões relacionadas com o planejamento familiar e a paternidade, e é tido como uma oportunidade de promoção da saúde nos homens, que muitas vezes negligenciam o cuidado preventivo de doenças. 

Embora seja direcionado, em um primeiro momento, aqueles que atuam com saúde pública, o material é aplicável para quem está em consultório e trabalha com gestantes, puérperas e suas famílias como um todo

Nutricionista, comente abaixo o que achou do material e compartilhe com os seus colegas!

Referências Bibliográficas 

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar