Estratégias de Prevenção à Obesidade: Desafios e Compromissos

Segundo a notícia lançada pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança […]


Segundo a notícia lançada pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome (MDS), organizado no âmbito da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e formado por representantes de diversos setores, se reuniram com foco no planejamento de ações a serem realizadas durante os próximos dez anos referente a estratégia de prevenção à obesidade no país. 

Acrescenta-se também que essa estratégia é traçada no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e será implementada no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), onde o CFN participa das reuniões dessas estratégias, defendendo a presença do nutricionista nas políticas públicas da área. 

Prevalência da Obesidade e Seus Impactos 

No Brasil, a obesidade afeta uma grande parte da população, incluindo adultos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde aproximadamente 60% dos adultos têm excesso de peso, representando cerca de 96 milhões de pessoas, e 1 em cada 4 tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde PNS/2020. Além disso, em 2021, 9,1 milhões de indivíduos adultos atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) tinham diagnóstico de excesso de peso e mais de 4 milhões, de obesidade, sendo que 624 mil tinham obesidade grave (grau III). 

Dessa forma, o crescimento da obesidade confere grandes impactos para a saúde e impactos pessoais. Como impactos, podemos citar a diabetes e hipertensão, além da diminuição da qualidade de vida, perda de produtividade, mortalidade precoce e os problemas relacionados às interações sociais, bem como preconceitos, bullying, discriminação e entre outros. 

Diante dessa situação, evidencia-se a preocupação sobre o impacto nos sistemas de saúde e na qualidade de vida da população, tornando essencial abordar iniciativas e estratégias voltadas para a sua prevenção. Neste cenário, a iniciativa Intersetorial de Prevenção à Obesidade, liderada pela SESAN/MDS), destaca-se como uma estratégia complexa para enfrentar esse problema. 

O Papel dos Nutricionistas

A promoção de sistemas alimentares saudáveis é uma prioridade da SESAN/MDS, que apoia a produção, distribuição e consumo de alimentos saudáveis, assim como a promoção de iniciativas de educação alimentar e nutricional e de valorização das culturas alimentares.  

Os nutricionistas desempenham um papel importante nesse contexto. Através de sua prática o profissional pode participar no desenvolvimento de políticas públicas de nutrição eficazes, além de contribuir na promoção de uma alimentação saudável e na educação nutricional da população.  

Assim, sua atuação abrange desde a orientação individual até a implementação de programas de educação nutricional, capacitando indivíduos e comunidades a realizarem escolhas alimentares conscientes e saudáveis e como resultado, contribui na prevenção da obesidade desde a infância. garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações. 

Desafios e Compromissos 

Por fim, os desafios para implementar essas políticas de forma eficaz são consideráveis, incluindo a necessidade de engajamento contínuo de todos os setores da sociedade. 

Este esforço coletivo para enfrentar a obesidade no Brasil é um exemplo de como políticas públicas, quando bem planejadas e executadas com a colaboração de profissionais qualificados como os nutricionistas, podem levar a melhorias significativas na saúde pública. 

Dessa forma, a conscientização sobre a importância da nutrição adequada e o acesso a alimentos saudáveis são fundamentais para garantir o sucesso a longo prazo dessas iniciativas. 

Nutri, continue se aprimorando no campo da nutrição, confira mais conteúdos relacionados a obesidade m nossa plataforma:  

Artigo: Obesidade é uma doença a ser curada?

Artigo: O nutricionista no cuidado de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade

Nutri, quer ter acesso aos conteúdos exclusivos? Faça parte da nossa comunidade no WhatsApp. Clique no botão abaixo:

Referências

  • O impacto da obesidade [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/o-impacto-da-obesidade#:~:text=Traduzindo%20em%20n%C3%BAmeros%2C%20aproximadamente%2060
  • Governo e sociedade constroem estratégia de prevenção à obesidade no País [Internet]. CFN. 2024. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/governo-e-sociedade-constroem-estrategia-de-prevencao-a-obesidade-no-pais/
  • SESAN [Internet]. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/orgaos/SESAN
  • MDS [Internet]. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social
  • Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional [Internet]. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/caisan/caisan-camara-interministerial-de-seguranca-alimentar-e-nutricional
  • O Direito Humano à Alimentação Adequada e 0 Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Internet]. 2013. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/DHAA_SAN.pdf
  • SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Internet]. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtiva-rural/direito-a-alimentacao-1/sisan-sistema-nacional-de-seguranca-alimentar-e-nutricional

Deixe um comentário

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar