Nota: Tribunal de justiça de São Paulo suspende divulgação de laudos questionáveis sobre suplementos nutricionais

Nota para a coluna BRASNUTRI, entenda a suspenção de luados questionáveis.



Em decisão recente, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) interrompa imediatamente a divulgação de laudos sobre creatina e outros produtos de suplementação.

A decisão também exige a remoção das pesquisas já publicadas em seus canais de comunicação, com previsão de multa diária em caso de descumprimento. O Tribunal apontou inconsistências metodológicas nos laudos divulgados e destacou a “falta de certeza quanto à confiabilidade das conclusões” ali apresentadas.

Segundo decisão, a disseminação de informações sem respaldo nas diretrizes da Anvisa tem o potencial de confundir consumidores e prejudicar empresas do setor.

A medida atende a um pedido da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (BRASNUTRI), representante de mais de 70% do mercado nacional, composta por líderes de vendas e de confiança reconhecida tanto por prescritores e consumidores.


A BRASNUTRI reafirma seu compromisso com a transparência e a segurança, defendendo práticas rigorosas e baseadas em ciência, e reforça a importância de proteger o direito dos consumidores a informações confiáveis sobre os produtos que consomem.


Uma resposta para “Nota: Tribunal de justiça de São Paulo suspende divulgação de laudos questionáveis sobre suplementos nutricionais”

  1. Vanessa Ferreira

    Parabéns! Já estava mais do que na hora!

Deixe um comentário

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar