A troca de indicações entre nutricionistas amplia o repertório profissional e fortalece a prática baseada em conhecimento e inovação. No Nutri Indica deste mês, reunimos sugestões valiosas, que vão desde livros inspiradores até receitas práticas e novos ingredientes para diversificar o cardápio dos pacientes. Confira as recomendações dos colegas e aproveite para contribuir com a próxima edição!
📖 Leituras que Inspiram e Transformam
Danielle Lisboa

Nutricionista formada pela UFRJ, especializada em prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional clínica e esportiva e em segurança alimentar e qualidade nutricional, também capacitada em Nutrição Comportamental.
Corajosa, sim, Perfeita não!
A busca da perfeição te impede de tomar decisões? 🤔
Em Corajosa, sim, Perfeita não! a autora reflete em como os meninos são criados para serem corajosos, enquanto as meninas são criadas para serem 👸 perfeitas.
A não correrem risco e ter cuidado para não se machucarem, fazer apenas atividades nas quais sabem que vão se dar bem.
📕 Este livro de Rashma Saujani, fundadora e CEO da Girls Who Code (GWC), é um incentivo a deixar para trás a necessidade de perfeição e encontrar liberdade, alegria e todas as coisas boas que queremos na vida.
Um estímulo a 👇
🔌 Se conectar, de modo automático, com a coragem;
💪 Empoderar-se e seguir em busca do que realmente quer;
🎯 Jamais desistir antes de tentar.
O que acha de aproveitar essa dica de leitura, e 🏋 exercitar o músculo da coragem?

Mayara Barrocal

Estudante de Nutrição no Centro Universitário São Camilo, formou-se em Agronegócio pelo Instituto Federal de São Paulo e se interessa na relação da sociedade com a comida e seus hábitos. Atualmente, escreve artigos para marcas e produtos, voltados para a importância nutricional no mercado e os benefícios à saúde.
Hoje, quero indicar livros que refletem sobre o papel da alimentação na sociedade moderna.
- O Banquete da Psique

Este livro explora a relação da comida além da nutrição e sobrevivência. O escritor discute como o ato de comer é um atributo cultural que evolui ao longo do tempo e entre diferentes povos, revelando a personalidade da sociedade, classes sociais e a história humana.
A obra faz uma metáfora entre a forma de se alimentar na sociedade moderna e o processo que gerou esses atos, destacando como a comida sempre esteve no centro de várias culturas e evidencia a alimentação como essencial para a sobrevivência, socialização, conexão com a natureza, aliança entre povos e parte da personalidade individual.
- Nutricionismo

Este livro complementa a obra anterior ao criticar a redução da alimentação à mera análise nutricional. O escritor alerta que isso ameaça nossa cultura alimentar e a relação genuína com a comida. A obra oferece reflexões sobre a relação da comida na modernidade, destacando desigualdades e mostrando como o comensalismo pode unir as pessoas.
Esses livros incentivam reflexões além da análise nutricional, desafiando nutricionistas a usarem seu conhecimento científico, sem ignorar a relação cultural com a comida e sem reduzir os alimentos a calorias.
🥗 Nutrição Vegetariana na Prática
Luiza Poggio

Nutricionista e vegetariana. É graduada pela USP/U.Porto, pós-graduanda em nutrição e saúde pública pela USP e antropometrista ISAK – nível 1.
Por dentro da Nutrição Vegetariana
Nutri, você já teve pacientes que se consideravam veganos, vegetarianos ou que estavam interessados em reduzir o consumo de carne e outros produtos de origem animal? As chances de você se deparar com esse perfil de paciente são grandes, uma vez que dados do Ibope (2018) indicam que mais de 30 milhões de brasileiros são adeptos a uma alimentação vegetariana.
Nesses casos, a minha indicação é o livro “Nutrição e Alimentação Vegetariana – Tendência e Estilo de Vida”, que integra os Guias de Nutrição e Alimentação da nutricionista Dra. Sonia Tucunduva Philippi, e aborda a alimentação vegetariana em diferentes ciclos de vida, patologias e contextos em que o seu paciente pode se encontrar.
É possível complementar com os conteúdos que a Sociedade Vegetariana Brasileira disponibiliza em sua biblioteca digital, como os guias para bebês, crianças e adolescentes, esportes, e até um cardápio vegano pronto para usar de inspiração, além de campanhas pensadas para nortear quem está passando por essa transição alimentar, como “quero virar vegano” e “saúde no seu prato”.
Espero que essas indicações te ajudem a atender seus pacientes com ainda mais confiança e assertividade. Bons estudos!

🍽️ Receitas Nutritivas e Inovadoras
Aline Lima

Graduada em Nutrição e Pós-graduando em Nutrição Clínica pela USP. Com cursos de extensão em nutrição estética e saúde, emagrecimento e metabolismo, exames laboratoriais e gastroenterologia. Atualmente, foco meu atendimento em distúrbios gastrointestinais.
Wraps de milho
Nutri, a minha dica de hoje é um wrap de milho, uma alternativa para substituir o wrap de trigo, trazendo um sabor novo para os pacientes, sendo uma opção para lanches. Um novo sabor com um formato comum
INGREDIENTES
• 1 xícara de farinha de milho fina
• ½ xícara de farinha de arroz
• ½ colher de chá de sal
• ½ xícara de água morna
MODO DE PREPARO
- Misture a farinha de milho, a farinha de arroz e o sal.
- Acrescente a água morna aos poucos até formar uma massa.
- Divida a massa em pequenas porções
- Abra com um rolo de massa e cozinhe em uma frigideira quente por 2-3 minutos de cada lado.
*Rendimento: 8 wraps.

Giovana Gilioli Gragnani

Estudante de nutrição pela USP e estagiária Equilibrium Latam. Apaixonada pela forma como a nutrição pode mudar vidas.
A minha indicação para hoje é o “Arroz” de Aveia da Quaker. 😉
O nome fica entre aspas pois se trata do grão inteiro de aveia, que permite o preparo similar ao arroz comum!
Ele apresenta mais fibras e mais proteína que o arroz integral, e sua textura fica como a de um grão mais “cheio”, úmido. Por se tratar da aveia, apresenta os mesmos benefícios já conhecidos dela, auxiliando no funcionamento intestinal e sendo um grande aliado da saciedade.
O modo de preparo que realizei foi o de um arroz normal, como sugerido na embalagem, mas acrescentei mais água, segue a receita:
• Em uma panela, refogue alho e cebola
• Adicione 165g de “Arroz” de Aveia QUAKER® (aproximadamente 1 xícara)
• Adicione 800ml de água e mantenha em fogo alto até atingir fervura
• Abaixe o fogo e cozinhe de 25 a 30 minutos em panela semiaberta, até secar a água do fundo da panela
• Se preferir, acrescente sal a gosto, e sirva.
Esse foi o nutri indica de hoje. E aí nutri, você provaria e recomendaria essa inovação?
📢 Nutri, quer fazer parte do Nutri Indica??
Se você tem uma dica valiosa para compartilhar com outros nutricionistas, envie sua recomendação para a próxima edição! 💡👇
Se inscreva no Nutri Indica! Se inscreva no botão abaixo!
Cadastre-se na nossa Newsletter para receber o nutri indica!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.