Congresso Internacional de Obesidade 2024 (ICO 2024), aconteceu no Centro de convenções Frei Caneca em SP, entre os dias 26 e 29 de junho.
Com pouco mais de 2 dias de abertura das inscrições, as vagas presenciais acabaram.
Realizado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), ao lado da Federação Mundial de Obesidade (WOF), o congresso contou com mais de 122 aulas programadas, e os maiores nomes sobre o tema do mundo! Foram 56 palestrantes internacionais.
Donna Ryan, mestre em Medicina da Obesidade pelo American Board of Obesity Medicine e professora emérita no Pennington Biomedical in Baton Rouge (EUA), abordou na abertura a mudança de paradigma no tratamento da obesidade. “Tradicionalmente, o foco estava na perda de peso, mas agora o objetivo é mostrar que tratar a obesidade vai além de simplesmente reduzir quilos; trata-se de melhorar diversos índices de saúde significativos”.
Entre os temas que foram destaque do evento:
-O futuro do tratamento da obesidade com novos medicamentos e os desafios envolvidos e as perspectivas futuras.
-Comportamento alimentar, suas causas e efeitos, mecanismos envolvidos
– Uma conferência detalhada sobre como os hormônios afetam a obesidade e como a obesidade, por sua vez, afeta os hormônios.
– Conferência magna explorou o impacto do tempo total de atividade física, (atletas de final de semana) uma sessão focada nas diretrizes brasileiras de hipertensão, abordando particularidades para pacientes com obesidade.
– Trabalhos sobre FOPs (Informação nutricional frontal) em diferentes lugares do mundo e no Brasil
– As dietas na obesidade serão exploradas em profundidade, com discussões sobre modelos dietéticos, como dietas cetogênicas e jejum intermitente, seus benefícios e controvérsias
– E até a saúde indígena e os desafios enfrentados por essas comunidades em relação à obesidade.
– O impacto das mídias sociais na obesidade em relação aos distúrbios alimentares e à estigmatização.
-Serão discutidas intervenções para a obesidade infantil, incluindo marketing dirigido a crianças, intervenções escolares e sistemas de saúde.
É notório que a presença dos médicos nesse evento é bem superior aos dos profissionais da nutrição, porém fomos representados na programação pela presença de alguns profissionais renomados da nossa área como a Dra Ana Maria Pita Lottenberg , Drª Josefina Bressan, Drª Lais Amaral, Drª Patricia Jaime, Drª Ericka Cuzziol e as internacionais como Drª Maria Isabel Valero, mostrando que esse tema é assunto multidisciplinar. Além de diferentes especialidades médicas além da endocrinologia, cardiologistas, nefros, neurologistas, a presença também de psiquiatras e pesquisadores de diferentes origens de formação.
É o que destacou o Dr. Daniel Martinez, médico psiquiatra e Dra Andrea Audi, endocrinologista no depoimento abaixo, veja:
https://www.instagram.com/p/C9U65ubu1ih/
Destaques:
Mulheres e ganho de peso:
Evidência de que o aumento de peso já se inicia 4 anos antes da menopausa, em associação ao aumento da gordura visceral e redução de massa muscular. Além das alterações hormonais, outras alterações da menopausa estão relacionadas ao ganho de peso, como mudanças de humor, ansiedade e depressão, assim como a piora da autoestima e estigmas relacionados a esse momento da vida.
Câncer e obesidade:
Nas mulheres, o câncer de mama é o tipo de câncer mais associado à obesidade. No entanto, entre outros tipos, destaca-se também o câncer de endométrio. Nos homens, o câncer colorretal é o principal associado à obesidade.
Brasil obeso:
Metade dos brasileiros adultos (48%) será obeso, e mais 27% terão sobrepeso até 2044.
O levantamento apresentado no congresso, foi desenvolvido pelo pesquisador Eduardo Nilson, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com outros colaboradores, e indica ainda que as taxas de obesidade devem atingir todas as regiões do país. O número de pessoas obesas quase dobrou entre 2006 e 2009 atingindo 20,3% da população adulta do país. Atualmente, 34% dos brasileiros têm obesidade, e 22% estão acima do peso. (leia mais link da matéria do estudo. Teremos?)
O encontro acontece de maneira BIANUAL e a próxima edição acontecerá em 2026 no México. Para acompanhar mais siga a organização no Instagram
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.