O estudo da nutrição está diretamente relacionado com o entendimento de cada alimento em sua individualidade. Ao ter ciência sobre as produções do campo e suas características, o nutricionista expande seu repertório de orientações para pacientes, considerando suas necessidades específicas.
Ao adquirir esse conhecimento, o profissional compreende a origem dos alimentos, sua qualidade e frescor, permitindo uma avaliação da segurança alimentar e da promoção de práticas sustentáveis.
Nesse viés, conhecer o trigo e o seu consumo em diferentes padrões alimentares é fundamental para avaliar os padrões alimentares relatados na consulta.
Esse cereal possui um papel fundamental na alimentação da humanidade e na economia global. Sendo um grão complexo dividido em casca, gérmen e endosperma, toda a sua composição possui benefícios para o organismo.
A casca é transformada em farelo e contribui com a saúde intestinal, sendo fonte de fibras insolúveis e vitaminas do complexo B.
Em relação à endosperma, localizado entre o farelo e o gérmen, é o principal fator da farinha de trigo, muito utilizada em receitas e sendo uma fonte de carboidratos complexos que auxiliam no controle dos níveis de colesterol.
Já o gérmen, o embrião do grão, pode ser encontrado no comércio na forma de farelo ou óleo e é rico em vitaminas do complexo B e vitamina E, além de ter ação antioxidante.
O dia do trigo e o impacto agroecológico
Ao compreender a importância do produto em diversas camadas e o seu impacto na agroecologia, a visão sobre a utilização dos alimentos é ampliada.
Sua versatilidade na culinária e seu valor nutricional o tornam um dos cereais mais importantes e amplamente consumidos no planeta.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. No ano de 2017, foram quase 750 milhões de toneladas consumidas.
Ademais, está presente em quase 100% dos lares brasileiros em diversos formatos, seja como macarrão, pão, bolos ou bolachas.
Tendo em vista a magnitude de alcance do cereal, foi instaurado que no dia 10 de Novembro é celebrado o dia do trigo no Brasil. Essa data visa parabenizar os agricultores e produtores, além de apreciar os impactos na cadeia produtiva advindos dessa plantação.
Esse cereal é caracterizado como uma cultura de inverno, por isso é produzido principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, porém a sua adaptação é propícia em outras regiões.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná detém cerca de 50% da área cultivada e 45% da produção nacional, enquanto o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo detém cerca de 47% da área e 53% da produção.
Essa variação se dá pela diferença de adaptação dos grãos em climas e solos diversos.
Para uma plantação de cereais segura, é necessário que as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) sejam seguidas.
O trigo na indústria
Dada a relevância desse grão, em 1991 foi constituída Associação Brasileira da Indústria do Trigo, a Abitrigo, cujo propósito é promover o consumo responsável da farinha de trigo do Brasil, por meio de informações de qualidade, ao atualizar sua plataforma com notícias e conteúdos que representam a indústria nacional de moagem de trigo.
Com uma base de dados extensa, é possível encontrar a evolução histórica da moagem de trigo e dos preços das farinhas. Assim, promover as melhores abordagens, para a administração sustentável na indústria brasileira de processamento de trigo, cria benefícios para a cadeia de suprimentos do trigo e toda a comunidade brasileira.
Compreender o trigo é essencial para fazer orientações dietéticas assertivas. Isso inclui auxiliar os pacientes a fazerem escolhas saudáveis entre diferentes tipos de trigo, como, por exemplo, a preferência pelo integral para aumentar o consumo de fibras e nutrientes, ou do refinado para garantir um rápido aporte energético em uma refeição pré-treino.
Nutricionista, para estar por dentro das temáticas sobre alimentos e seus plantios e ainda trabalhar esses assuntos com os seus pacientes, confira os nossos outros materiais gratuitos disponíveis para download:
E caso queira estudar sobre o trigo sob a ótica da nutrição clínica e alergias alimentares, acesse o nosso artigo:
Conteúdo oferecido por Bayer
Referências Bibliográficas
- Abitrigo. Reunimos os principais dados sobre mercado de trigo, farinha e derivados. Disponível em: https://www.abitrigo.com.br/categoria-estatisticas/farinha-de-trigo/. Acesso em: 09 Nov 2023.
- Manfron, P. A., Lazzarotto, C., & Medeiros, S. L. P. (1993). TRIGO – Aspectos agrometeorológicos. Ciência Rural, 23(2), 233–239. doi:10.1590/s0103-84781993000200021
- Sistema CNA/Senar. Dia do Trigo – Cereal é o segundo mais produzido no mundo. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/dia-do-trigo-cereal-e-o-segundo-mais-produzido-no-mundo#:~:text=O%20Dia%20do%20Trigo%20%C3%A9,se%20adaptar%20a%20outras%20regi%C3%B5es. Acesso em: 09 Nov 2023.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.