Principais pontos do 9º Congresso de Nutrição Comportamental para você que não pode estar presente

Depois de três edições na modalidade online, o Congresso Brasileiro de Nutrição Comportamental retornou à modalidade presencial em sua 9ª […]


Depois de três edições na modalidade online, o Congresso Brasileiro de Nutrição Comportamental retornou à modalidade presencial em sua 9ª edição, no Centro Universitário Senac Santo Amaro, na capital paulistana.

De maneira muito simbólica e importante, o Congresso iniciou no dia 02 de Junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, trazendo importantes discussões acerca da temática.

O time da Academia da Nutrição marcou presença no evento com uma cobertura completa de tudo que aconteceu nesses dois dias, recheados de conhecimentos, debates, networking e muito mais.
E para você, nutricionista, que não pôde estar presente, trouxemos hoje um pouquinho do que rolou por lá.

Confira!

Por dentro das discussões

Gostaria de saber que você se inspira em sua missão de ajudar vidas. Se você está gastando a sua vida perseguindo moedas, você perderá a contagem de estrelas: as vidas que você já melhorou e ajudou e as milhares de vidas que você pode tocar. Em outras palavras, quando você realmente segue a sua paixão, o dinheiro fama será um subproduto dos seus esforços. Mas se você persegue o dinheiro e a fama em primeiro lugar então a verdadeira alegria se evapora.

Dra. Marle Alvarenga

Foi com uma citação do artigo “Ten Traits of Great Physicians” que a Nutricionista Dra. Marle Alvarenga, uma das idealizadoras do Instituto Nutrição Comportamental, poeticamente abriu o Congresso no Auditório Verde.

Nesta edição de 2023, o evento contou com duas salas de programações paralelas: o Auditório Verde e o Auditório Laranja. E o sucesso foi tão grande que os 800 ingressos disponibilizados se esgotaram!

Para você ter uma ideia, Nutricionista, a programação sobre Transtornos Alimentares lotou o Auditório Laranja no primeiro dia de evento! E não foi por menos, os palestrantes foram impecáveis em suas falas!

Como Nutricionistas, temos a responsabilidade em relação às postagens e conteúdos que publicamos em nossas redes sociais e a maneira como eles podem produzir gatilhos, e por isso a importância de sempre nos embasarmos em ciência – seja ela no campo das ciências biomédicas, da psicologia, da antropologia, da saúde pública ou de qualquer outra área correlata.

Karin Dunker discutiu sobre a prevenção dos Transtornos Alimentares, e que pode ser realizada desde cedo ao observarmos comportamentos de riscos em nossos pequenos. Não cabe ao Nutricionista o diagnóstico, mas saber identificar é fundamental!

O Instituto Nutrição Comportamental brilhou na escolha dos temas a serem expostos ao extrapolar a abordagem comportamental para além dos atendimentos em consultórios particulares. Eles possuem sua importância, mas a proposta é levar o estudo do comportamento alimentar para outras esferas de atuação.

De fato, a Nutrição Comportamental pode ser trabalhada nos mais diferentes nichos de atendimentos. Para exemplificar, tivemos palestras que mostraram sua aplicação com doenças crônicas, crianças, gestantes, mulheres no climatério, idosos, população LGBTQIA+, pessoas vegetarianas e veganas…

E até na Atenção Primária à Saúde!
Você chegou a imaginar, Nutricionista, que conseguiria aplicar as mesmas estratégias e ferramentas que utiliza em seu consultório no ��mbito do Sistema Público de Saúde?

Comer saudável é comer confiando em você e nas suas escolhas alimentares.

Erika Romano

Muita coisa boa para descobrir!

Além dos conteúdos que rolaram dentro dos Auditórios, tivemos uma seção com expositores que puderam levar seus produtos para os congressistas conhecerem.

Quem frequenta Congressos, Simpósios e eventos científicos sabe que geralmente termina o dia com uma sacola de brindes. E no 9º Congresso de Nutrição Comportamental não foi diferente!

Neste final de semana, tivemos a oportunidade de conhecer tanto os lançamentos, quanto os velhos conhecidos das marcas Polenguinho, Becel, Panco, Nature’s Heart, Taeq, Flormel, n.ovo, Tial, Cereale, OffGluten, Linea, Verde Campo e Organ.

Tivemos também Senac, Manole e Menina Viva presentes, que levaram seus portfólios de produtos com livros científicos e materiais para consultório em valores promocionais e imperdíveis para os participantes.

No estande da Manole ocorreu venda apenas dos livros e materiais do Instituto Nutrição Comportamental, das idealizadoras e da Dra. Denise Lellis, a primeira pediatra que realizou a capacitação em Nutrição Comportamental e que hoje atua como parceira.

Sendo uma iniciativa das nutricionistas Cynthia Antonaccio e Samantha Macedo, duas das idealizadoras do Instituto Nutrição Comportamental, a Academia da Nutrição estava posicionada ao lado da Manole, facilitando a sessão de autógrafos que Cynthia, Marle e Samantha deram aos nutricionistas interessados.

Além disso, todos que passaram pelo estande da Editora Senac foram presenteados com a nova edição do livro Vegetarianismo e veganismo materno-infantil, escrito pela Nutricionista Rachel Francischi (e que também contribuiu com uma palestra espetacular sobre o tema).

Por fim, mas não menos importante…

Para além da cobertura do evento, a Academia da Nutrição levou para o Congresso uma breve pesquisa de opinião acerta da relação que os Nutricionistas possuem com as indústrias alimentícia e farmacêutica.

A nossa pesquisa é uma parceria com a Revista Veja Saúde e tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos produtos que chegam no mercado para o consumidor final. E que melhor forma de fazer isso senão dar voz aos especialistas no assunto, não é mesmo?

Todos que responderam a nossa pesquisa também ganhou um cupom de 15% de desconto para compras no site da 2go BAG, além de ter concorrido ao sorteio de uma bolsa térmica Sport Mid Black e do Curso de Extensão do Instituto Nutrição Comportamental “Como Criar um Programa de Nutrição”.

No evento também tivemos o lançamento do nosso grupo do WhatsApp, uma comunidade que criamos para os nutricionistas que nos acompanham com o objetivo de promover networking, trocas de materiais, discussão de caso, fortalecimento da nossa categoria e muito mais. Entre já, Nutri!

Foram dois dias intensos por aqui, Nutricionista! Foram dois dias maravilhosos de evento, e temos certeza que todos que compareceram também aproveitaram muito!

E quanto a você, Nutricionista, que não pode estar presente, fique tranquila que ainda tem muita coisa por vir aqui da Academia da Nutrição!

Continue acompanhando todas as nossas redes sociais para ficar atenta das novidades!


Deixe um comentário

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar