Leite Pasteurizado vs. UHT: Diferenças e Benefícios

Entenda as diferenças entre leite pasteurizado e UHT, seus benefícios, processos de produção e como orientar seus pacientes sobre essas opções nutricionais.


Nutri, neste artigo vamos esclarecer as diferenças entre leite pasteurizado e leite UHT, além de ajudar você a traduzir a linguagem dos rótulos dos alimentos de forma simples para seus pacientes. Queremos que você compartilhe informações sobre ingredientes pouco conhecidos, suas funções, processos e tecnologias de forma clara e fácil de entender!

Segundo a Kantar, o leite está presente em 91,5% dos lares brasileiros – você sabia disso? Isso significa que é muito provável que seus pacientes ou suas famílias consumam leite. Mas, surge a dúvida: leite pasteurizado ou leite UHT? Vamos explicar as principais diferenças para que você possa orientar seus pacientes ou até mesmo criar posts educativos:

Processamento do Leite

  • Leite UHT: Passa por altas temperaturas (entre 130ºC e 150ºC) por um curto período (de 2 a 4 segundos), sendo resfriado imediatamente após o processo.
  • Leite Pasteurizado: Submetido a temperaturas mais baixas (entre 72ºC e 75ºC) por um tempo maior (de 15 a 20 segundos) e também resfriado rapidamente.

Aditivos no Leite

  • Leite UHT: Apenas estabilizantes são permitidos pela legislação. Esses estabilizantes (citratos e fosfatos de sódio) evitam que o leite coagule durante o processo.
  • Leite Pasteurizado: A legislação proíbe o uso de aditivos ou coadjuvantes no leite pasteurizado.

Embalagem do Leite

  • Leite UHT: Geralmente vendido em embalagens cartonadas (caixinhas), que possuem 6 camadas para proteger o leite da luz e oxigênio, prolongando sua durabilidade. Não há necessidade de conservantes.
  • Leite Pasteurizado: Costuma ser comercializado em saquinhos, que são mais frágeis e podem sofrer danos no transporte.

Necessidade de Refrigeração

  • Leite UHT: Não necessita de refrigeração até ser aberto, graças ao processo UHT e à proteção da embalagem.
  • Leite Pasteurizado: Precisa ser refrigerado, pois o processo de pasteurização não elimina todas as bactérias do leite.

Validade do Leite

  • Leite UHT: Tem validade de aproximadamente 4 meses quando fechado.
  • Leite Pasteurizado: A validade é mais curta, entre 4 e 7 dias quando fechado.

Nutrientes no Leite

  • Leite UHT: O processo UHT pode alterar o teor de nutrientes, especialmente as vitaminas B12 e ácido fólico, com perdas de até 20%. No entanto, minerais como o cálcio permanecem estáveis.
  • Leite Pasteurizado: Também há perdas de nutrientes, como 3 a 5% de ácido fólico e até 10% de vitamina B12, mas as perdas são menores em comparação com o leite UHT.

O que são Estabilizantes?

Estabilizantes são substâncias que ajudam a manter as características físicas de emulsões e suspensões, evitando que o leite coagule. No caso do leite, os estabilizantes (citratos e fosfatos de sódio) ajudam a manter o leite homogêneo, sem sedimentação da proteína ou cálcio.

Não existe um tipo de leite que seja “melhor” que o outro. O mais importante é entender as necessidades e preferências dos pacientes, para que você possa orientar com segurança sobre o tipo de leite a ser consumido, levando em consideração os processos de fabricação, validade, aditivos e a necessidade de refrigeração.

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar