Tecnologias Agrícolas: Alternativas Atuais para a Agricultura

Descubra como a tecnologia está transformando a agricultura, otimizando a produção e reduzindo impactos ambientais, desde geolocalização até cultivo hidropônico.


Um dos grandes desafios que o agricultor moderno enfrenta nos dias de hoje é: como posso produzir mais reduzindo os impactos ambientais e ao mesmo tempo os custos da produção? E tecnologia é a resposta para isso.

Por volta do século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro. Mas com o decorrer do tempo, o crescimento da população fez com que todo este processo sofresse modernizações, substituindo a mão de obra humana pela força animal e posteriormente pelas máquinas a vapor e combustão de motores¹.

Além das mudanças na mecanização dos cultivos, também vimos atualizações nos processos de:

  • Irrigação: com o desenvolvimento de sistemas por gotejamento, sulcos, aspersão e outros métodos mais precisos e eficientes de fornecimento de água à plantação, o que facilitou o cultivo e permitiu que áreas áridas e semiáridas fossem aproveitadas, expandindo a produção de alimentos para novas regiões²;
  • Qualidade das sementes: a tecnologia de melhoramento genético, com uso da biologia molecular, também evoluiu muito nas últimas décadas, permitindo aos agricultores produzir plantas mais resistentes a doenças e pragas, o que aumenta o aproveitamento do cultivo³;
  • Digitalização: a partir dos anos 2000, o uso de tecnologias digitais, como drones, sensores e inteligência artificial, têm permitido a coleta de dados em tempo real sobre as condições do solo, clima e crescimento das plantas, possibilitando uma gestão mais eficiente e sustentável das lavouras4.

Hoje em dia, os agricultores não precisam mais aplicar água, fertilizantes, pesticidas e alguns insumos uniformemente em toda a plantação. Com o uso da tecnologia na agricultura, é possível utilizar a quantidade mínima requerida de cada item em uma área focal específica, tratando cada planta de maneira única e diferenciada.

E todos os anos surgem novidades com o objetivo de agregar praticidade e facilidade na execução de tarefas das grandes fazendas4.

A agricultura no Brasil

Já é sabido que o Brasil é um grande exportador de produtos agropecuários5. Em 2021, durante um fórum que debateu os avanços tecnológicos do agronegócio, Rodrigo Bonatto, diretor de Soluções Inteligentes da John Deere, afirmou que somos o grande celeiro do mundo6.

Em 2015, o relatório de perspectivas agrícolas da ONU em parceria com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) já apontou que o Brasil se tornaria em 2024, o maior exportador de produtos agrícolas do mundo7.

De acordo com o levantamento realizado pela Embrapa Territorial (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 2016 o Brasil cultivava em apenas 7,8% do seu território8. Devido a extensão de terras plantáveis, não localizadas em florestas nativas, o país ainda tem potencial para expandir a produção agrícola sem desmatamento8. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do planeta, ocupando o 3º lugar na produção de frutas e em 2021, atingiu grandes marcos como o maior exportador de soja e 3º maior produtor de milho e feijão9.

Os produtores agrícolas contam com o suporte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para fomentar seu desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a agricultura de precisão10.

Quais são as tecnologias mais usadas?

  • Tecnologia de geolocalização e sensores: são recursos que otimizam o uso de insumos agrícolas, melhoram a eficiência da irrigação, monitoram o crescimento das plantas e preveem o clima, entre outras coisas4.
  • Bioengenharia: modificação genética de plantas e animais para melhorar a produção e a resistência a doenças4.
  • Drones: que podem ser usados para monitorar o crescimento das plantas, identificar áreas que precisam de irrigação ou fertilização, e até mesmo para pulverizar as plantações4.
  • Softwares:  Programas que ajudam a conduzir e gerenciar a lavoura, a exemplo dos que realizam a gestão da compra de insumos ou controle de estoque4.​
  • Cultivo hidropônico: É uma técnica de cultivo sem solo, que utiliza água enriquecida com nutrientes para cultivar plantas em ambientes controlados¹¹.

Por que tornar a produção mais tecnológica?

A tecnologia auxilia os agricultores a aumentarem suas rendas enquanto mantêm o campo produtivo através de práticas agrícolas eficientes e inteligentes, além de fornecerem maior praticidade e efetividade na execução das tarefas4.

As tecnologias são capazes de reduzir o consumo de água, fertilizantes e pesticidas, o que diminui o custo do produtor e consequentemente reduz o preço final do produto para o consumidor4.

As tecnologias ainda facilitam a comunicação e troca de informações entre agricultores; reduzem o risco de perda do cultivo em decorrência de eventos climáticos, pragas e desastres naturais; e detectam deficiências nutricionais nas plantas e no solo4.

As tecnologias agrícolas começaram a se tornar solução plausível para a agricultura familiar ou patronal, pois a ideia de racionalidade produtiva consiste em maximizar a utilização de recursos abundantes, bem como reduzir o uso de recursos escassos ou dificilmente disponíveis, buscando, de tal forma, a autossuficiência e menores custos de produção.

É desejável que as tecnologias agrícolas sejam desenvolvidas e implementadas junto aos agricultores, no sentido de obter uma agricultura mais tecnológica e sustentável.

Experiências exitosas devem ser divulgadas.

Conteúdo oferecido por Bayer

By Dra. Lara Natacci

Nutricionista PhD CRN3 5738

Diretora Clínica da Dietnet Nutrição, Saúde e Bem-estar

Colunista da Revista Veja Saúde

Referências

  1. JUNGES, R. Uma Breve História da Mecanização Agrícola. Auster tecnologia, 2019. Disponível em: <https://www.austertecnologia.com/single-post/mecanizacao-agricola-historia>. Acesso em 03 abr 2023.
  2. IRRIGAÇÃO: Conheça a técnica e seus sistemas. Viqua, 2019. Disponível em: <https://viqua.com.br/blog/irrigacao-conheca-a-tecnica-e-seus-sistemas/>. Acesso em 03 abr 2023.
  3. O QUE É MELHORAMENTO GENÉTICO. CropLife Brasil. Disponível em: <https://croplifebrasil.org/perguntas-frequentes/o-que-e-melhoramento-genetico/#:~:text=Melhoramento%20gen%C3%A9tico%20%C3%A9%20o%20processo>. Acesso em 03 abr 2023.
  4. SERGIEIVA, K. Tecnologia Na Agricultura: Benefícios No Agronegócio. EOS Data Analytics, 2022. Disponível em: <https://eos.com/pt/blog/tecnologia-na-agricultura/>. Acesso em 03 abr 2023.
  5. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Projeções do Agronegócio 2020/21-2030/31. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/todas-publicacoes-de-politica-agricola/projecoes-do-agronegocio/projecoes-do-agronegocio-2020-2021-a-2030-2031.pdf/view>. Acesso em: 03 abr 2023.
  6. SOARES, I. “O Brasil já é o grande celeiro de comida do mundo”. Correio Braziliense, 24 nov. 2021. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/11/4965613-o-brasil-ja-e-o-grande-celeiro-de-comida-do-mundo-diz-rodrigo-bonatto.html>. Acesso em 03 abr 2023.
  7. BRASIL, celeiro do mundo. Agrosaber, 2019. Disponível em: <https://agrosaber.com.br/brasil-celeiro-do-mundo/>. Acesso em 03 abr 2023.
  8. DE MIRANDA, E. Potência agrícola e ambiental: áreas cultivadas no Brasil e no mundo. Agroanalysis, p. 25-27, fev 2018.
  9. Ciência e tecnologia tornaram o Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/75085849/ciencia-e-tecnologia-tornaram-o-brasil-um-dos-maiores-produtores-mundiais-de-alimentos>  Acesso em 06 fev 2024.
  10. DA CRUZ, C., et al. O desenvolvimento das tecnologias agrícolas no Brasil. International Symposium on Technological Innovation, Aracaju, vol. 11, p.1564-1572, abr. 2021.
  11. CULTIVO HIDROPÔNICO DE HORTALIÇAS É OPORTUNIDADE PARA PEQUENOS E GRANDES PRODUTORES. Agrolink.
Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar