Entenda como os nutricionistas podem utilizar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como um diferencial no atendimento, agregando valor à prática clínica. O Ministério da Saúde criou, em 2006, uma política sobre o uso de PICS como recursos terapêuticos para a saúde. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) institucionalizou 29 PICS, tornando-as mais acessíveis a profissionais da saúde.
Embora as PICS não sejam exclusivas para nutricionistas, elas podem ser utilizadas dentro da Assistência Nutricional e Dietética, desde que não sejam aplicadas isoladamente. Em 2021, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) publicou três resoluções sobre o uso de PICS pelos nutricionistas:
- Resolução 679/2021
- Resolução 680/2021
- Resolução 681/2021
Atualmente, mais de 20 Práticas Integrativas e Complementares estão disponíveis para os nutricionistas, incluindo a Medicina Tradicional Chinesa, Reflexologia, Aromaterapia, Homeopatia, Antroposofia e outras.
Como Usar as PICS como Diferencial no Atendimento?
Algumas PICS exigem pós-graduação, enquanto outras podem ser aplicadas após cursos de curta duração. Para utilizar as práticas, os nutricionistas devem consultar as resoluções e, futuramente, realizar o cadastro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRNs), após autorização.
3 Principais Benefícios das PICS para Nutricionistas:
- Atender ao Interesse do Paciente: Muitos pacientes já buscam profissionais de saúde que utilizam as PICS, o que pode ser um ótimo diferencial competitivo.
- Ferramenta de Prevenção: As PICS ampliam as possibilidades de cuidado, promovendo a saúde e a prevenção, além de integrar com a alimentação equilibrada.
- Promover a Autonomia do Paciente: As PICS incentivam o autocuidado, proporcionando autoconhecimento e confiança ao paciente na gestão de sua saúde.
Se você está interessado em começar a aplicar as PICS em seu atendimento, a recomendação da Drª Sula Camargo, especialista em PICS e colaboradora técnica do CRN3, é começar lendo as resoluções e consultando o Avassus, plataforma do Ministério da Saúde com glossário e cursos gratuitos sobre o tema. Além disso, o Observatório de PICS da Fiocruz traz informações valiosas sobre as práticas.
Ao adotar as PICS no atendimento, o nutricionista amplia suas ferramentas de cuidado, promovendo um atendimento mais completo e integrativo, além de atrair pacientes que buscam alternativas terapêuticas. Não perca a chance de se qualificar e diferenciar seu atendimento.
Referências
- Conselho Federal de Nutricionistas [Internet]. Brasília: CFN [27 jan 2021; acesso em 17 fev 2021]. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/cfn-publica-tres-novas-resolucoes-sobre-pics/#:~:text=O%20Conselho%20Federal%20de%20Nutricionistas,Fitoterapia%20e%20da%20Acupuntura%2C%20respectivamente.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.