Conheça os nutricionistas que participaram do nosso “Nutri Indica“
Seja o próximo!
1. Daniela Oliveira
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Daniela-Oliveira.png)
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Comportamento Alimentar. Escreve quinzenalmente sobre nutrição em um blog voltado para a profissão. Adora um bom café, cozinhar, maratonar séries e encontrar bons livros.
A Comida e o Ato de Comer Sob Uma Nova Perspectiva
Serie “Rotten”
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Serie-731x1024.jpg)
“Rotten” é uma série que pega na ferida mostrando quanto pode custar comer certos alimentos. Gosto de destacar que nessas produções sempre há um viés, e que nessa é retratada apenas a realidade norte-americana. No Brasil, por exemplo, há caminhos mais sustentáveis para se consumir abacate, mel ou chocolate. Mesmo assim, vale a pena, para se acostumar a ter um olhar diferente para o que você come! Disponível no Netflix.
Podcast “Panela de Impressão”
Nós não comemos pelo mesmo motivo. No episódio “Porque a gente come o que come”, do podcast “Panela de Impressão” entendemos mais da alimentação a partir de um ponto de vista social. Afinal, comer, acima de tudo, é um ato relacional.
Depois, escute “Receita para acabar com a fome”, pois complementa bem o tema conversado até aqui. Só um aviso: vai ter gente que não vai gostar desse prato, pode até causar indigestão e dificuldade em enxergar tudo como antes! Disponível no Spotify.
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/1000x1000.jpg)
2.Amanda Rezendi
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Amanda-Rezendi.png)
Nutricionista graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em comportamento alimentar e nutrição clínica. Apaixonada por marketing, atualmente é Analista de comunicação e inovação na Equilibrium Latam.
Para explorar os sentidos através da cozinha.
Entendemos o quanto o ato de cozinhar está diretamente interligado à uma alimentação saudável em contextos variáveis. E para entender melhor os elementos que compõem o sabor dos alimentos, a série ‘Sal, Gordura, Acidez e Calor’ da Netflix é um prato cheio! Baseada no livro da chef e escritora Samin Nosrat, a série traz uma abordagem acolhedora e educativa, mostrando como esses quatro pilares são essenciais na criação de refeições deliciosas e equilibradas.
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Serie-Sal-Gordura-Acidez-e-Calor.webp)
A chef nos guia por diferentes culturas e cozinhas ao redor do mundo, desde as fazendas de azeite na Itália até os mercados de soja no Japão. O ponto alto da série é como ela simplifica a ciência por trás do sabor, algo que é primordial para uma boa relação com a comida. Entender como o sal tem o poder de realçar os sabores, como a gordura transporta aromas e promove a saciedade, como a acidez equilibra os pratos, e como o calor transforma os ingredientes, nos faz repensar até sobre as escolhas mais simples do dia a dia.
Essa série nos faz refletir sobre a conexão entre tradição, cultura e saúde. Para nós, é uma ótima forma de expandir o olhar sobre o ato de cozinhar e comer, enxergando além dos nutrientes para valorizar os sabores e a experiência alimentar, afinal, sabemos que o ato de comer é biopsicosociocultural.
Coloque na sua lista, aproveite o fim de semana, e maratone essa tour de sensações e prazeres que a comida pode proporcionar.
3. Giovana Ourique
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Giovana-Ourique-1.png)
Estudante de Nutrição, atualmente secretária da Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva São Camilo (LANES) e estagiária no Instituto de Nutrição Comportamental. Busca constantemente por aprofundar seus conhecimentos com recursos que ofereçam conteúdo de qualidade.
Nutrição Baseada em Evidências
Para quem deseja expandir seu conhecimento em nutrição de forma prática e embasada, duas ótimas recomendações são o livro “Nutrição na Prática Clínica Baseada em Evidências” e o site “My Sports Science”.
O livro oferece uma abordagem clara e direta sobre temas essenciais da nutrição, com capítulos escritos por autores renomados. É uma excelente referência para profissionais e estudantes, abordando tópicos variados com rigor científico e acessibilidade. Ótimo para introduzir temas, um grande aliado nos estudos.
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Indicacao-1-Giovana-Ourique.jpg)
O site My Sports Science (https://www.mysportscience.com/) é uma plataforma que simplifica conceitos da ciência do esporte e nutrição esportiva e desmistifica mitos da área. Recursos indispensáveis para quem busca adicionar os estudos na correria da rotina e se manter atualizado na área da nutrição.
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Indicacao-2-Giovana-Ourique-1024x555.jpg)
4.Camila Rizzaro
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Giovana-Ourique.png)
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Na prática clínica, atende pessoas que possuem conflitos com seus corpos e comida, integrando conceitos do comportamento alimentar e psicanálise.
Reflexões sobre Mulheres, Dietas e Corpos
O podcast ‘Bom Dia, Obvious’ traz diversos questionamentos sobre o lugar que as mulheres ocupam na sociedade. Em especial, três episódios nos convidam a enxergar o corpo e a alimentação para além da estética e nutrientes.
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Indicacao-Camila-Rizzaro-1024x576.png)
- #171 – “A Antidieta e o Mito da Força de Vontade” com Andressa Almeida (Modelo Midsize);
- #202 – “Comer: Com ou Sem Emoção?” com Desiré Coelho (Nutricionista, Phd)
- #238 – “Identidade à Mesa: Psicanálise, Alimentação e Autoimagem” com Luciana Saddi (Psicóloga psicanalista fundadora do grupo Corpo e Cultura)
Nestes episódios, especialistas falam sobre o papel do comer na trajetória de vida de mulheres que, por muitas vezes, são reduzidas à dietas e nutrientes, e o quanto isso as aprisiona num constante agrado à sociedade patriarcal.
Os episódios nos enriquecem com percepções diferentes sobre a existência das dietas, expectativa da obediência feminina, padrões corporais e funcionamento do corpo físico em conjunto ao corpo psíquico, com uma breve atualização científica que nos atravessa em realidade também.
Ainda, para aqueles profissionais que atendem pessoas com vínculos complexos com a comida, a indicação desses episódios pode ser uma ruptura no padrão de consumo de conteúdos sobre dietas, as direcionando para novas possibilidades e percepções sobre o comer.
Bom dia, obvious – disponível no spotify e deezer
5. Danielle Lisboa
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Dani.png)
Danielle Lisboa, nutricionista formada pela UFRJ, especializada em prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional clínica e esportiva e em segurança alimentar e qualidade nutricional, também capacitada em Nutrição Comportamental.
“Rapadura é doce mas não é mole não”, quem nunca ouviu essa frase?
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/rapadura-1024x1024.png)
A dica de hoje é que esse docinho pode ajudar a não ter “moleza” nos treinos e provas de corrida! Sabia dessa, nutri?
Pois é, a rapadura pode ser uma boa fonte de energia durante a prática de corrida, principalmente para longa duração, sendo possível manter um excelente rendimento no treino ou prova sem deixar a barriga tão pesada.
Ela pode substituir ou alternar com o gel de carboidrato, sendo uma opção barata, de fácil acesso, e boa aceitação, já que nem todas as pessoas se adaptam ao gel.
Em 25g de rapadura temos 23g de carboidrato, porção que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais já fracionada, ou até mesmo comprar pedaços maiores e cortar em casa. E não é difícil de levar durante a corrida, pode ser em saquinhos ou potinhos pequenos que caibam na tradicional pochete usada pelos atletas, ou nos bolsos laterais da calça. Acreditem, já vi corredores com suas lascas de rapadura naqueles porta-comprimidos.
A quantidade a ser consumida dependerá das necessidades individuais, e de acordo com o tempo de duração da atividade, sendo importante testar o uso em treinos antes de qualquer competição para avaliar a tolerância e adaptação.
Também não recomendo uso por pessoas diabéticas, devido ao à alta concentração de açúcar.
6.Carol Godoy
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Carol-2.png)
Carol Godoy é nutricionista, com mais de 25 anos de experiência com a indústria de alimentos. É Head de negócios digitais e educação na Equilibrium Latam, sendo responsável do processo de transformação digital da comunicação e dos serviços prestados.
Você vai na farmácia?
Você já se pegou explorando os corredores de supermercados e lojas de produtos naturais, atento aos detalhes de cada produto, pensando em como eles podem beneficiar você ou seus pacientes? Agora, você costuma fazer o mesmo em farmácias?
As farmácias no Brasil estão passando por uma verdadeira transformação. Elas estão se tornando centros de welness, saúde integrativa e preventiva, oferecendo um leque variado de produtos que vai além da suplementação, incluindo opções em aromaterapia, fitoterapia e mais. Isso abre um novo horizonte para os nutricionistas expandirem suas recomendações e práticas clínicas.
Imagine o potencial: hoje temos mais farmácias por habitantes no país do que Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), como podemos usar essa capilaridade para fomentar um Brasil mais saudável? As farmácias são pontos de acesso imediato à saúde para muitas pessoas, uma oportunidade que não podemos ignorar.
E não para por aí. Grupos como o RD, detentores das marcas Raia e Drogasil, estão redefinindo sua identidade, movendo-se para se alinhar ainda mais com esse novo papel no ecossistema da saúde. A indústria farmacêutica, por sua vez, está criando produtos de well being vendidos exclusivamente em farmácias, significando que, sem uma visita atenta a esses estabelecimentos, você pode estar limitando as opções disponíveis para seus pacientes.
Então, eu te pergunto: você indica farmácias específicas aos seus pacientes? Você tem um farmacêutico de confiança para trocar conhecimentos e aprimorar suas recomendações? A parceria com profissionais farmacêuticos pode ser um diferencial em sua prática, ampliando suas opções de recomendação e fortalecendo seu papel como um agente de saúde preventiva e integrativa.
Esteja aberto a explorar as farmácias não apenas como locais de tratamento, mas como aliadas na jornada de promoção da saúde dos seus pacientes.
7. Luana Mancini
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/news-lua.png)
Luana é graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, participante da Liga de Nutrição Esportiva, e estagiária em Nutrição e Marketing em Saúde.
Chocolate pode ou não pode?
Eu vejo muito no meu dia a dia as pessoas classificando os alimentos como “proibidos” ou “permitidos”, assim gerando assim um terrorismo nutricional. Entretanto nós, profissionais e estudantes da área da nutrição, sabemos que uma abordagem equilibrada, incluindo uma variedade de alimentos nutritivos, tendo consciência alimentar ao comer, flexibilidade nas escolhas alimentares e priorizando o prazer, é essencial para ter uma boa relação com a comida.
Temos um desafio diário para conscientizar as pessoas sobre como manter uma alimentação equilibrada e saborosa, e que é muito melhor e eficiente do que cortar alimentos, fazendo uma restrição alimentar.
Com isso, é super possível incluir o consumo de chocolate no nosso dia a dia. Seja alguns quadradinhos após uma refeição, ou até mesmo fazendo alguma receita com ele.
E hoje venho compartilhar com vocês uma receita deliciosa de Panqueca de Banana com calda de chocolate
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/receita-lua-1024x1024.png)
– 2 bananas pequenas
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de farelo de aveia
– 1 scoop de whey de sua preferência (se não tiver pode utilizar leite em pó)
– canela à gosto
Para a calda é muito simples: Derreta de 2 a 3 quadradinhos de chocolate de sua preferência (eu utilizo o ao leite) e jogue por cima da panqueca quando já estiver pronta
8. Bárbara Rosendo
![](https://academiadanutricao.com/wp-content/uploads/2024/11/Barbara.png)
Bárbara Rosendo, Nutricionista com quase 5 anos de experiência nas indústrias de alimentos e suplementos. Apaixonada por marketing e pelo futuro da alimentação e do comportamento do consumidor. Possuí especialização em nutrição esportiva e em gestão empresarial e marketing.
Quem decide adotar um estilo de vida fitness muitas vezes acha que vai precisar abrir mão dos doces, mas isso não é verdade, o que precisamos é ter equilíbrio, assim como em todas as áreas da nossa vida. Até pouco tempo, ser fitness era o mesmo que “sacrificar” nossos desejos, porém com a evolução dos conhecimentos, descobrimos que é perfeitamente possível conciliar os doces com uma vida saudável e que bom né?!
Mas uma dica importante é não exagerar. Mesmo seguindo uma rotina fitness, é essencial manter o bom senso e evitar exageros. Opte por porções pequenas, quantidades moderadas e o momento certo para consumir. Isso significa consumir os doces quando há espaço em sua ingestão calórica diária e quando você pode apreciá-los sem excessos. Por exemplo, consumir doces como sobremesa após uma refeição principal, quando você já está saciado e pode saboreá-lo com moderação. Agora, vamos colocar a mão na massa! Hoje, trago a sobremesa mais fácil do mundo, com apenas 2 ingredientes.
BOMBOM GELADO
Ingredientes:
100g de chocolate 70% cacau
2 colheres (sopa) de pasta de amendoim
Preparo:
Derreta o chocolate 70% cacau em banho-maria ou no micro-ondas, cuidando para não queimar. Coloque-o em pequenas forminhas de silicone para evitar que grude (você pode colocar um pouco no freezer para evitar que o chocolate e a pasta de amendoim se misturem). Em seguida, adicione a pasta de amendoim de sua preferência. Leve ao freezer para endurecer e, depois, acrescente mais uma camada de chocolate 70% derretido por cima. Deixe no freezer por alguns minutos e sirva. Você pode manter a sobremesa congelada e ir saboreando ao longo da semana, sempre que bater aquela vontade de um docinho. É simplesmente delicioso!
Gostou? Então compartilhe essa delícia com amigos e familiares! Ser fitness é ainda melhor quando você não está sozinho!
Nutri, quer trazer conteúdos parecidos com esse ? Se inscreva no Nutri Indica!
Cadastre-se na nossa Newsletter para receber o nutri indica!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.