[ editar artigo]

Utilizando as PANC's na alimentação do seu paciente

Utilizando as PANC's na alimentação do seu paciente

As Plantas Alimentícias Não Convencionais, denominadas como PANC’s pelo biólogo Valdely Kinupp, são plantas comestíveis pouco vistas em nossa alimentação, porém podem ser facilmente encontradas em quintas, canteiros ou cultivadas em casa ,além de serem extremamente nutritivas. Conforme o Guia Prático de Panc:

O termo Alimentícias quer dizer que são plantas usadas na alimentação, como verduras, hortaliças, frutas, castanhas, cereais e até mesmo condimentos e corantes naturais. O termo Não Convencionais significa que não são produzidas ou comercializadas em grande escala.”

Mas, por que as PANC’s estão ganhando destaque na alimentação?

Com a alta procura por uma alimentação mais saudável, plant based, orgânicos e mais naturais, as plantas alimentícias não convencionais vem sendo inseridas no cotidiano dos brasileiros e se integrando a um cardápio variado e nutritivo.

Nutri, lembra quando a rúcula era considerada uma planta ‘’invasora’’? Este exemplo mostra o cenário das PANC’s atualmente. Muitas são confundidas com pragas e ervas daninhas, sendo descartadas. Pensando nisso e lembrando que no Brasil temos cerca de 10 mil espécies de plantas com potencial alimentício, separamos uma lista com as 10 PANC’S maravilhosas para você indicar para seus pacientes.

1.    Ora-pro-nobis

Usada como cerca viva e encontrada facilmente no estado de Minas Gerais, a planta possui alto teor de proteína — aproximadamente 25% de sua composição —, as folhas e o caule podem ser consumidos em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos.

2. Bertalha

A bertalha é uma trepadeira conhecida também como espinafre-indiano, que apresenta  folhas ricas em nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas A, B, B2, B5 e C, que podem ser refogadas e utilizadas na preparação de tortas, sopas e saladas.

3.    Beldroega

Facilmente confundida com “mato”, a beldroega é rica em ômega-3 e uma das PANCs mais comuns. Ela apresenta pequenas flores amarelas e pode ser consumida cozida ou crua.

4. Taioba

A taioba é uma das plantas ideais para tornar o cardápio mais nutritivo, auxiliando no combate a prisão de ventre, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de anemia e osteoporose. 

5.    Dente-de-leão

Quem nunca soprou um dente-de-leão na rua? Reconhecida como uma das PANCs mais comuns, o dente-de-leão possui uma poderosa ação digestiva, podendo ser utilizado em chás, saladas, recheios de tortas e molhos.

6.     Hibisco

hibisco é considerada uma das melhores fontes de ferro, deixando o famoso espinafre para trás. Suas folhas jovens, flores e sementes são comestíveis e podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.

7. Peixinho

É uma planta muito utilizada na decoração e na culinária, suculenta e de cor verde-prateada, a PANC apresenta ação microbiana e emoliente, amaciando e suavizando a pele. O peixinho da terra pode ser servido em pratos elaborados ou como petiscos.

8. Capeba

A capeba é parente da pimenta do reino e pode ser confundida com o tapiá, uma planta tóxica. Sua principal forma de consumo é por meio de chás ou saladas de folhas cozidas.

9.     Picão branco

O picão branco é uma das PANCS mais comuns de serem confundidas com erva daninha, pois elas apresentam pequenas flores brancas. Porém, são suas folhas que auxiliam na regeneração do sistema hepático, sendo consumidas em forma de chá.

10. Trapoeraba

A trapoeraba é uma planta alimentícia que não necessitar de um solo rico para se desenvolver. De folhas e caules roxos, apresentam pequenas flores roxas, rosas ou azuladas, e são ricas em fibras e proteínas.

Cuidados na utilização de PANC's

Por fim, é importante salientar que não devemos sair consumindo todo tipo de vegetal por aí porque parece algo comestível. É necessário conhecer a planta, ter informações de quem cultiva para ter segurança e não comer algo venenoso. A higienização das plantas antes de prepará-las também é fundamental, assim como outras hortaliças e vegetais mais comuns.

Nutri, já utilizou PANC’s no plano alimentar de algum paciente?

Fonte:

Autossustentável [site]. PANCs – Guia Compacto para Saúde, Tratamento Natural e Economia [acesso em 18 fev 2021]. Disponível em: 

https://autossustentavel.com/2018/04/pancs.html

Vegetarianismo

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você