Um radar premiado: conhecendo os ganhadores do Awards 2023

Entre os dias 12 e 15 de junho ocorreu a maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina, a Bio Brazil Fair & NaturalTech

Pela primeira vez foi apresentado o “Awards 2023”, uma premiação que, através das categorias alimentos, bebidas, suplementos e inovação, objetiva incentivar e reconhecer tendências e soluções do mercado

A curadoria do prêmio foi realizada pela Equilibrium Latam, com um time de juris composto por 100% de profissionais da saúde. Ao todo, 25 empresas foram finalistas.  

No Radar de Produtos de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre os ganhadores de cada uma das categorias, Nutricionista! 

Manteiga a base de palmito 

Categoria: Alimentos – NaturalTech 

Começando com uma inovação para o mercado de Plant Based, a Planteiga, da Vateli, é composta por 50% de Palmito Pupunha cozido, colhido na própria fazenda Vateli. Possui o menor índice calórico do mercado de manteigas veganas, com apenas 41 kcal/10g. Desenvolvida somete com ingredientes naturais e sem nenhum produto de origem animal, ela garante ser um aliado tanto nas refeições do dia a dia, quanto no preparo de receitas. 

Abaixo você confere sua tabela nutricional e lista de ingredientes. 

Ingredientes: Palmito cozido, óleo de coco, água, castanha de caju torrada, sal, extrato de alecrim, cúrcuma em pó, acidulante ácido láctico, conservador sorbato de potásio e espessante goma guar. Não contém glúten. Alérgicos: Contém castanha de caju. Pode conter amêndoa e amendoim. 

Bebida de amêndoa com VegCálcio D+ 

Categoria: Bebidas – NaturalTech 

A bebida vegetal de amêndoas da Leatt tem como diferenciai em sua composição o dobro de amêndoas quando comparado com as principais marcas do mercado, o que permite uma consistência mais encorpada e sem o uso de gomas ou espessantes 

É rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes e vitamina E. Além disso, sua fórmula é baixa em gordura saturada. O nome VegCálcio D+ se dá por conta da quantidade de cálcio e a sua associação com a vitamina D, extraídos de algas do litoral do Maranhão. 

Abaixo você confere sua tabela nutricional e lista de ingredientes. 

Suplementando colostro bovino 

Categoria: Suplementos – NaturalTech 

O primeiro lugar da categoria de suplementos ficou com o Colosfort Lactoferrin Plus, da Vitafor. Essa inovação em suplementos é a base de peptideos bioativos do colostro bovino, sendo fonte de zinco e com alta concentração de Lactoferrina bovina.  

A formulação promete ser um forte aliado para a longevidade, fortalecendo o sistema imunológico, na manutenção dos ossos e na síntese de proteínas. Seu formato de cápsula, permite a praticidade, para quem deseja otimizar a recuperação muscular e favorecer o ganho de massa.  

Abaixo você confere sua tabela nutricional e lista de ingredientes. 

Ingredientes: Colostro bovino desnatado (peptídeos bioativos), lactoferrina bovina, bisglicinato de zinco (zinco), antiumectante estearato de magnésio. Composição da cápsula: hidroxipropilmetilcelulose (HPMC), água purificada, opacificador (corante carbonato de cálcio e amido modificado), gelificante carragena e regulador de acidez acetato de potássio. Alérgicos: contém derivados de leite. Contém lactose. Não contém glúten. 

Chocolate orgânico, vegano e sustentável 

Categoria: Alimentos – Bio Brazil Fair 

O Chocolate ao leite de coco e cumaru, da Warabu, destaca-se com o uso do método “Bean to bar” (do grão ao bar), no qual são utilizados ingredientes selecionados, para resultar em um chocolate mais saboroso e puro. O produto é livre de glúten, soja e leite, sendo uma opção viável para pacientes alérgicos com ou restrições. A marca tem o lema de valorização da fauna amazônica, e são comprometidos em levar esse próprio em todos os produtos. 

Abaixo você confere sua tabela nutricional e lista de ingredientes. 

Ingredientes: Amêndoas de cacau orgânico, manteiga de cacau orgânico, açúcar orgânico, leite em pó integral, lecitina de girassol e cumaru. 

Café nosso de cada dia 

Categoria: Bebidas – Bio Brazil Fair 

A vencedora desta categoria é a Fazenda Giori, que respeita as regras de agricultura dinâmica e são os únicos produtores de canephora (robusta) com certificados e biodinâmica (Demeter) do mundo. 

O seu Café Especial Robusta é composto por grãos livres de agrotóxicos e que prometem um sabor intenso, marcante e encorpado. Também, é categorizado com notas adocicadas de caramelo e com chocolate, além da acidez cítrica. 

Inovando a tradição 

Categoria: Inovação – Bio Brazil Fair & NaturalTech 

O campeão da categoria inovação é um petisco da Alere, que une o biscoito de polvilho com a farinha de pipoca de milho não transgênico, além de possuir levedura nutricional, prometendo encantar o público de uma forma saudável e sem glúten.  

Essa é uma opção de lanche isenta de soja e 100% plant-based, sendo uma escolha assertiva para pessoas com restrições alimentares. 

Abaixo você confere sua tabela nutricional e lista de ingredientes. 

Ingredientes: Biomassa de banana verde, polvilho azedo, farinha de pipoca Mais Pura®(milho de pipoca não transgênico integral), azeite de oliva extravirgem, vinagre de maçã, sal marinho, levedura nutricional inativa (Sacharomyces cerevisae) e mostarda em pó. Não contém glúten, leite, ovo, soja, açúcar. Pode conter traços de castanha de caju. Produto vegano. 


O mercado de alimentos está cada vez mais inovador e com inúmeras tendencias, e por isso é importante que você, Nutricionista, esteja sempre atualizada e por dentro de todas as novidades desse universo.  

Se não quiser perder nenhum lançamento ou saber ainda mais sobre produtos alimentícios inovadores, confira também a plataforma do BHB Food e Suplementos, e que pode ser um ótimo guia para Nutricionistas e outros profissionais do ramo! 

Referências Bibliográficas:  

Academia da Nutrição Team
ESCRITO POR

Academia da Nutrição Team

Somos uma plataforma lançada pela Equilibrium Latam que trás atualizações da ciência e do mercado para nutricionistas e estudantes, sempre de maneira simples e descomplicada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento sobre "Um radar premiado: conhecendo os ganhadores do Awards 2023"

  1. · 31/10/2023 a 07:59

    Estou vivendo um mundo de conhecimentos, com muita vontade de adquirir mais e mais conhecimentos. Gratidão ✨

Já pensou em anunciar na comunidade nutricional mais relevante do Brasil?
This is default text for notification bar