[ editar artigo]

Endometriose e Março Amarelo: como o Nutricionista pode atuar na campanha?

Endometriose e Março Amarelo: como o Nutricionista pode atuar na campanha?

A campanha Março Amarelo visa conscientizar mulheres acerca da importância da prevenção e cuidados sobre a endometriose. E o profissional nutricionista pode estar inserido!


Por dentro  da endometriose

A endometriose é uma doença de alta prevalência entre as mulheres do Brasil. A Associação Brasileira de Endometriose estima que a doença afeta 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva, de 13 a 45 anos. 

 

A doença é caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, podendo estar presente em outros tecidos ao redor como as trompas, ovários, intestinos e bexiga.

As causas ainda são desconhecidas, mas os sintomas já são bem estabelecidos:

  • cólicas menstruais intensas; 

  • dor pré e durante a menstruação; 

  • dor na região pélvica;

  • exaustão e fadiga;

  • sangramento menstrual intenso e/ou irregular; 

  • alterações intestinais e urinárias durante a menstruação; 

  • dificuldade para engravidar, podendo chegar até a infertilidade.

 

Entretanto, o diagnóstico da endometriose só é dado a partir da confirmação da suspeita via exames, sendo assim é importante que a mulher mantenha suas consultas de rotina e exames em dia, a fim de evitar um diagnóstico tardio e o desenvolvimento de maiores consequências como a infertilidade. 


Como colocado anteriormente, a endometriose é uma doença de alta prevalência entre mulheres no período reprodutivo.

Ela também pode causar dores incapacitantes e ainda, é estimado que, nas mulheres que podem desenvolver a doença, há 30% de chance de que elas fiquem estéreis. 

Além disso, essa doença costuma ter um atraso de 11 a 30 anos no diagnóstico, afetando de forma significativa a qualidade de vida da mulher e os gastos com saúde, uma vez que ela causa disfunções no ciclo reprodutivo. 

 

Março: um mês de maior atenção

E é diante disso que, em março, é lançada uma campanha em prol da saúde da mulher.

Março Amarelo" visa conscientizar as mulheres sobre a importância do acompanhamento médico e realização de exames periódicos, de modo a evitar o diagnóstico tardio e maiores consequências da doença. 

 

Ainda não sabemos muito sobre a etiologia da endometriose, o que dificulta a tomada de medidas de prevenção; entretanto, sabe-se que há uma gama de fatores envolvidos no surgimento da doença:

  • idade;

  • menarca precoce;

  • menopausa tardia;

  • histórico familiar;

  • sedentarismo;

  • dieta.

 

Para o tratamento, há duas principais alternativas: cirurgia ou uso de medicamentos.

Cada um deles têm suas especificidades e a escolha deve ser feita pelo médico ginecologista, em conjunto com as vontades e preferências da paciente. 

 

Como o nutricionista se insere na campanha março Amarelo?

Para além do papel ativo de conscientização da mulher sobre a endometriose, o nutricionista pode trabalhar com estratégias de educação alimentar que fazem sentido no manejo e prevenção da doença.

 

Você pode ler mais a respeito em nosso artigo “Saúde da mulher e as Perspectivas da Nutrição em doenças ginecológicas”

 

Quer estudar mais sobre a nutrição e a saúde da mulher?

Temos uma área especifica aqui na plataforma: Saúde da Mulher

Clique no link acima e confira outros artigos sobre o assunto. 


 

Referências Bibliográficas:

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares [homepage na internet]. Endometriose é tema da campanha março amarelo [acesso em 11 mar 2022]. Disponível em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufmg/comunicacao/noticias/endometriose-e-tema-da-campanha-marco-amarelo

Academia da Nutrição [homepage na internet]. Saúde da mulher e as perspectivas atuais da nutrição em doenças ginecológicas. [acesso em 11 mar 2022]. Disponível em https://academiadanutricao.com/saude-da-mulher/saude-da-mulher-e-as-perspectivas-atuais-da-nutricao-em-doencas-ginecologicas

 

Saúde da Mulher

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você