[ editar artigo]

Câncer de mama: nutricionista também precisa falar sobre isso

Câncer de mama: nutricionista também precisa falar sobre isso

 

Outubro, mês que tem o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama. E falar sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer e aumentar informações sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
 

O câncer de mama tem alta incidência entre a população feminina, a nível mundial e entre as brasileiras.

Segundo dados, cerca de 13% dos casos da doença em 2020 no Brasil poderiam ser evitados pela diminuição de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física.

 

Fatores associados ao câncer de mama

 

São vários os fatores que podem estar associados ao câncer de mama

  • Comportamentais/ambientais: entre eles a obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica
  • História reprodutiva / hormonais: data da menarca, da primeira gravidez, entre outros.
  • Fatores hereditários / genéticos: história familiar

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ser mulher e envelhecer aumentam os riscos.

 

Hábitos saudáveis podem reduzir mortalidade por câncer de mama em 13%

 

Como o nutricionista pode ajudar na prevenção ao câncer de mama?

 

Manutenção do peso corporal está entre as medidas de redução do risco de câncer de mama, assim como a prática de atividade física, e evitar consumo de bebida alcoólica.

Segundo dados do INCA, amamentação também está entre fatores de proteção. Por isso, deve ser estimulada sempre que possível.

 

Cada vez mais, estudos e pesquisas mostram o quanto é necessário uma alimentação equilibrada em nutrientes e rica em antioxidantes, pois fazem com que o corpo tenha uma melhor resposta imunológica. 

Ou seja, a alimentação tem um papel essencial! 

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, consumir duas porções de vegetais todos os dias reduz o risco  de desenvolver câncer de mama em até 17%.

 

Fazer dos alimentos de origem vegetal a base da alimentação está entre as recomendações do INCA como um dos cuidados na alimentação indicados na prevenção do câncer, assim como reduzir consumo de carne vermelha.

O INCA também recomenda seguir essas orientações após um diagnóstico da doença.

Logo, o nutricionista tem papel na conscientização para alimentação e manutenção de hábitos saudáveis, sendo um agente protetor para a prevenção na incidência do câncer, incluindo o câncer de mama. 

E é parte integrante de equipe multiprofissional envolvida nos cuidados ao paciente com a doença.

 

Por isso, nutricionista, mesmo que você não seja da área de atendimento em oncologia, não deixe de fazer a sua parte na prevenção e conscientização:

"Câncer de mama: precisamos falar sobre isso!"

 

 

Referências:

Instituto Nacional do Câncer. Hábitos saudáveis podem reduzir mortalidade por câncer de mama em 13% e poupar mais de R$ 100 milhões do SUS [acesso em 04/10/21]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/habitos-saudaveis-podem-reduzir-mortalidade-por-cancer-de-mama-em-13-e-poupar-mais-de-r-100  

Instituto Nacional do Câncer. Como prevenir o câncer [acesso em 04/10/21]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

Instituto Nacional do Câncer. Câncer de mama: vamos falar sobre isso [acesso em 04/10/21]. Disponível em: ttps://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso

Mariano GKS, Macedo FLR, Ferrari A. Alimentos funcionais e nutracêuticos no câncer. In: Anais do XI Encontro Internacional de Produção Científica; 2019 out; Maringá, Brasil. 

 

Saúde da Mulher

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você