[ editar artigo]

Como você nutricionista pode usar as PICS em seu atendimento?

Como você nutricionista pode usar as PICS em seu atendimento?

Entenda como você nutricionista pode usar as PICS como diferencial em seu atendimento. 

#PICS: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

O Ministério da Saúde, desenvolveu em 2006 uma política sobre o uso dessa práticas que são recursos terapêuticos que podem ser usados na pratica clinica em Saúde. Nesse meio tempo, outras PICS foram institucionalizadas no SUS, sistema único de saúde, hoje são 29 PICS.

As PICS não são práticas exclusivas dos nutricionistas, entretanto, podem ser usadas por eles desde que o uso da prática não seja feita de forma isolada, ou seja, que possa ser usada dentro da ASSISTENCIA NUTRICIONAL E DIETÉTICA. Nesse sentido, o CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS publicou agora em 2021 3 resoluções que falam sobre o uso das PICS pela categoria. 

Resoluções das  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para nutricionista:

  • Resolução 679/2021
  • Resolução 680/2021
  • Resolução 681/2021

Atualmente são mais de 20 Praticas Integrativas e complementares (PICS ) entre elas estão: estão, Medicina Tradicional Chinesa, Reflexologia, aromaterapia, musicalização, antroposofia, homeopatia, entre outras 

Como você nutricionista pode usá-las como diferencial no seu atendimento:

Algumas PICS exigem pós graduação, e outras exigem apenas cursos com cargas horarias menores para aplicação das práticas. Logo é necessário consultar as resoluções.

Dessa forma, em breve os CRNs vão liberar um cadastro para quem já tem esses cursos e formações se cadastrarem para o uso da prática no atendimento. Além disso, só depois de deferido e autorizado é que os nutricionistas poderão praticá-las.

Em conversa com SULA CAMARGO, representante do CRN3 junto ao conselho federal de nutricionistas especificamente sobre o trabalho com as PICS, ela contou para a ACADEMIA DA NUTRIÇÃO os principais pontos que ela enxerga em relação ao uso das PICS.

3 principais pontos no uso das PICS para os nutricionistas:

  1. Interesse do próprio paciente: 

Em primeiro lugar, existe um publico que já acredita nessas práticas e busca profissionais que as utilizem, o que pode ser um bom diferencial competitivo para o nutricionista

  1. Ferramenta para prevenção.

Para o nutricionista usar as PICS, é ampliar as possibilidades de cuidado com aquele ser humano, trabalhando a promoção da saúde e a prevenção. Ou seja, sai mesmo do modelo “curativo” e potencializa os resultados do paciente integrando com a alimentação equilibrada.

  1. Dá autonomia ao paciente:

As PICs auxiliam a prática da autonomia e autocuidado, portanto, dão a ele formas de gerenciar sua saúde de forma autônoma, gerando autoconhecimento e mais confiança. 

Dessa forma, se você achou a ideia interessante, mas não sabe nem por onde começar, a dica da Drª Sula é: 

Em primeiro lugar, leia as Resoluções (os links estão disponíveis no início do texto). Em segundo lugar, busque o Avassus, do Ministério da Saúde que traz um glossário com definições e até cursos gratuitos sobre o tema.

Além disso, leia o observatório de PICS da FIO CRUZ que traz ainda mais informações sobre essas práticas: 

Quer ouvir a conversa toda com a Drª Sula?

 

Ouça também no youtube

 

Bons Estudos!

Resultado de imagem para Drª Sula de CamargoColaboração de Drª Sula de Camargo 

Nutricionista e docente. Coordenadora Pós-graduação em Fitoterapia e Substâncias Bioativas. Mestre em Ciências. Pós-graduada em Nutrição clínica; Educação; Gestão em saúde; Fitoterapia e Suplementação nutricional. Membro de Grupos de Trabalho de fitoterapia, suplementos alimentares e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Colaboradora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN3) e consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Fonte:

Conselho Federal de Nutricionistas [Internet]. Brasília: CFN [27 jan 2021; acesso em 17 fev 2021]. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/cfn-publica-tres-novas-resolucoes-sobre-pics/#:~:text=O%20Conselho%20Federal%20de%20Nutricionistas,Fitoterapia%20e%20da%20Acupuntura%2C%20respectivamente.

 

Podcast

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você