[ editar artigo]

Entrevistando as Nutris - Letícia Azen e Malu Bastos: O que o nutricionista precisa saber sobre suplementos?

Entrevistando as Nutris - Letícia Azen e Malu Bastos: O que o nutricionista precisa saber sobre suplementos?

Na esfera da Nutrição Esportiva, os suplementos alimentares são comumente usados de forma a garantir a ingestão adequada de nutrientes pelos indivíduos. 

 

Atualmente, existe considerável variedade de suplementos alimentares, mas, basicamente, todos eles partem de uma premissa em comum: a garantia do aporte de nutrientes por meio da praticidade.

Os suplementos alimentares vêm para tornar a alimentação do atleta mais prática: se antes ele precisava de uma grande quantidade de comida para atingir sua necessidade de determinado nutriente, agora ele consegue atingi-la por meio da suplementação, podendo então consumir menos comida e não precisando se preocupar com tudo que envolve o preparo de mais uma refeição. 

 

Entretanto, suplementar não é tão simples!

Uma boa suplementação, e que cumpre seu propósito, envolve conhecer o suplemento, seu mecanismo de ação, pensar em como ele se encaixa na dieta do paciente, além de outros pontos - como o objetivo do atleta e seus hábitos alimentares, seus treinos e sua rotina.

Ou seja, há vários fatores que envolvem a prescrição adequada de um suplemento alimentar. 

 

E para entender mais sobre a prática da suplementação alimentar na Nutrição Esportiva, a Academia da Nutrição convidou as nutricionistas Letícia Azen e Malu Bastos, para responder 3 perguntas e tirar as dúvidas que mais aparecem acerca desse tema. 

 

Entrevistando as Nutris - Letícia Azen e Malu Bastos

 

O que é mais importante considerar na hora de suplementar um paciente?

LETICIA AZEN

O Nutricionista deverá determinar a prescrição dos suplementos após avaliar o que não for possível contemplar por meio das fontes alimentares habituais e/ou quando desejar testar algum suplemento nutricional ou fitoterápico cujas doses terapêuticas não conseguiríamos alcançar por meio da alimentação.

Muitas vezes faz-se necessário também estabelecer prioridades na hora da prescrição para que se consiga avaliar de forma mais criteriosa os efeitos dos suplementos.

Vamos a um exemplo:

Quando uma pessoa deseja ganhar massa muscular poderemos prescrever a suplementação com Whey Protein para aportar quantidades diárias suficientes de proteína, sem contar em outros aspectos fundamentais que deverão ser levados em consideração para este fim como o ajuste das quantidades de carboidratos. Em consultas posteriores, especialmente se os treinos já estiverem mais intensos, poderemos sugerir adicionalmente a suplementação de creatina para aumento da força e, consequente, reforço adicional para promoção do aumento da massa magra.

 

Quais são os pontos que o nutricionista não pode deixar de abordar para definir a conduta dentro da Nutrição esportiva?

MALU BASTOS

Em minha prática no consultório, me pauto em 5 pontos fundamentais:

  1. nos objetivos do atleta, que podem ser um único ou vários, como melhorar a performance, melhorar a composição corporal, acelerar a recuperação de lesões, solucionar problemas comuns como as inimigas câimbras...
  2. nos hábitos alimentares do atleta
  3. e se já faz uso de suplementação
  4. na frequência e intensidade dos treinamentos e calendário de provas específicas que o atleta queira competir
  5. nas horas e qualidade do sono do atleta

É com o conjunto destas informações que o Nutricionista conseguirá estabelecer sua conduta. 

 

Se tivesse que escolher 3 suplementos que estão em alta ou ganharam mais visibilidade atualmente, quais seriam e por quê?

MALU BASTOS

Geralmente, não pauto minhas prescrições pelos suplementos que estão mais em evidência midiática, e sim nas reais necessidades dos clientes que buscam minha orientação.

Havendo necessidade, escolho suplementos que sejam respaldados pela comunidade científica e que sejam de empresas idôneas e que garantam qualidade e o máximo de segurança quanto a não contaminação dos produtos com substâncias consideradas Dopping, especialmente no caso dos atletas profissionais. 

Por isso posso falar dos 3 suplementos que mais prescrevo, pelo perfil da clientela que me procura atualmente:

  1. Whey Protein - por ser um suplemento importante para os que visam ganhar ou preservar sua massa muscular e poder ser utilizado inclusive como opção de lanche rápido, quando há pouca disponibilidade de tempo para a elaboração da refeição. Hoje encontrado em pó e como constituinte de diversas barras de proteínas; 

  2. Colágeno Hidrolizado - por ser uma excelente opção de peptídeos e aminoácidos fundamentais para a saúde das articulações, tendões e ligamentos;

  3. Creatina - por ser um dos suplementos mais consagrados no que diz respeito a eficácia no ganho de força e que traz efeitos ainda mais positivos no público que restringe o consumo de carnes. 

 

E VOCÊ SABIA, NUTRI?

A prescrição de suplementos alimentares é mais uma das competências do Nutricionista!

Ou seja, precisamos nos manter constantemente atualizados e ter amplo conhecimento do assunto, e uma forma de fazer isto é por meio de cursos. 

Então já fica aqui uma dica da Academia da Nutrição:

No dia 17/05/22, as Nutricionistas Malu Bastos e Letícia Azen estarão no Rio de Janeiro, ministrando o curso “Suplementação Nutricional do Esporte”, que está em sua terceira edição.

O evento ocorrerá de modo presencial e sua inscrição pode ser feita por meio deste link: Curso Suplementação Nutricional do Esporte

Ou para mais informações, acesse o instagram das nutricionistas Letícia Azen e Malu Bastos.

 

 

E você quer ler mais conteúdos sobre a suplementação?

Aproveite para ficar por dentro com nossos artigos sobre:

Whey Protein (https://academiadanutricao.com/nutricao-esportiva/desvendando-opcoes-de-whey-protein-para-seu-paciente)

E creatina (https://academiadanutricao.com/nutricao-esportiva/a-creatina-como-suplemento-e-seu-impacto-na-funcao-renal-mito-ou-realidade

 

 

Nutrição Esportiva

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você