[ editar artigo]

Câncer de próstata: homem também se cuida, e o nutricionista também ajuda!

Câncer de próstata: homem também se cuida, e o nutricionista também ajuda!

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Você, Nutricionista, costuma falar com seus pacientes sobre o câncer de próstata e os meios de prevenção? 

 

Para começar, qual é a função da próstata?

 

A próstata é uma glândula presente nos homens, pesando aproximadamente 20g, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra, e o que muitos não sabem é que ela não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

Sua função é produzir um liquido que compõe parte do sêmen que nutre e protege os espermatozóides.

 

E o que é o câncer de próstata?

 

Caracterizado pelo crescimento descontrolado de células, quase todos os tipos de câncer de próstata são adenocarcinomas (tumor maligno que pode atingir quase todos os órgãos do corpo), que se desenvolvem a partir das células glandulares.

Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se disseminar rapidamente, mas a maioria se desenvolve de maneira lenta.

 

Sintomas do câncer de próstata

Em sua fase inicial não apresenta sintomas e quando começam a aparecer os sinais, cerca de  95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:

• Dor óssea
• Dores ao urinar
•Vontade de urinar com frequência
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

 

Fatores de risco para o câncer de próstata

Dentre os fatores de risco existentes, podemos citar:

  • Histórico familiar
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer
  • Obesidade

 

Qual o papel do nutricionista na prevenção e tratamento do câncer de próstata?

Dentre as formas de garantir a cura do câncer de próstata podemos destacar o diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Além dos exames, uma boa alimentação e a prática de atividade física regular são elementos fundamentais para a proteção do corpo.

 

Quanto a alimentação, podemos destacar fatores importantes que podem apresentar um efeito protetor em relação ao desenvolvimento do câncer de próstata:

  • Fazer dos alimentos de origem vegetal a base da alimentação
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e fast food
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Limitar o consumo de carne vermelha
  • Ser fisicamente ativo como parte da rotina diária

 

Por isso, Nutricionista, mesmo que a oncologia não faça parte da sua rotina de atendimento, não deixe de trabalhar a conscientização e incentivar o cuidado em seus pacientes do sexo masculino.

 

Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem.

 

Quer saber mais sobre o câncer de próstata e a prevenção?

Neste link encontra-se disponível uma cartilha elaborada pelo INCA acerca do tema abordado, para que também possa ler e compartilhar com os seus pacientes: "Câncer de próstata - vamos falar sobre isso?"

 

Aproveite o mês de Novembro, que é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, e fale a respeito!

É importante, e ajuda a esclarecer sobre a doença.

 

 

Referência Bibliográfica

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata [homepage na internet]. Biblioteca Virtual em Saúde, 2021 [acesso em 4 Nov 2021]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/.

 

Sobre o Câncer de Próstata [homepage na internet]. Oncoguia, Jun 2020 [acesso em 4 Nov 2021]. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/771/149/.

 

Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? [homepage na internet] INCA, 2019. [acesso em 4 Nov 2021]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf

DCNT

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você