Você já leu o Guia Alimentar para a População Brasileira?
O Guia Alimentar Para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde elaborado para ser um instrumento capaz de subsidiar políticas, programas e ações para incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional (SAN) da população.
Segundo a coordenação geral de alimentação e nutrição no ministério da saúde, "a elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais que têm como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde".
E por que esse documento é tão importante para você Nutricionista?
O documento recebeu a maior nota em um comparativo que analisou 32 parâmetros de sustentabilidade em guias alimentares de 12 países.
Um estudo realizado por três universidades diferentes dos Estados Unidos considerou o guia alimentar para a população brasileira como o mais abrangente em relação a um tema que temos visto comumente entrando em pauta: SUSTENTABILIDADE.
“A incorporação efetiva de múltiplas dimensões da sustentabilidade em diretrizes alimentares tem o potencial de transformar os sistemas alimentares e permitir que os consumidores façam escolhas que sustentem a saúde planetária” mencionam as autoras do estudo.
Portanto, torna-se uma leitura e um documento de "cabeceira" podemos assim dizer para o Nutricionista, além de conter explicações e orientações que podem ser trabalhadas com os pacientes no intuito do aconselhamento nutricional.
Lançamento de protocolos para o Guia Alimentar Para a População Brasileira:
O Ministério da Saúde (MS) lançou recentemente dois fascículos com protocolos para uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira.
Os protocolos em saúde reúnem orientações com base em evidências científicas, com a finalidade de aprimorar a atenção à saúde ou à organização de serviços. Auxiliam na incorporação de novas tecnologias ou orientação do uso em condutas de saúde e têm como foco qualificar a prática profissional e a gestão do cuidado, ressaltando assim a importância do Guia e o papel do nutricionista no cuidado a saúde.
O fascículo 1 - Protocolos de uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta.
O fascículo 2 - Guia Alimentar Para a População Brasileira na orientação alimentar da pessoa idosa.
Esses fascículos trazem de uma forma prática protocolos a serem seguidos pelos nutricionistas facilitando assim o entendimento e o dia a dia do uso do Guia como aliado da educação nutricional.
Até mesmo para desenvolver uma visão crítica e enxergar as melhorias que o documento precisa, fica inquestionável a necessidade do nutricionista conhecer e estudar os documentos citados.