[ editar artigo]

UNA-SUS, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde

UNA-SUS, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde

 

 

Você conhece a UNA-SUS, Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde?

Ela foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 no objetivo de dar suporte a profissionais da saúde que querem aprimorar as suas capacidades e se manter em educação permanente.

 

É composta por uma rede de instituições de ensino superior que agem de forma colaborativa, dentre elas estão UFSC, UEL, UFC, UFPI, UFES, UFRJ, UFMG, UnB, UNIFESP, UFPR dentre várias outras que disponibilizam cursos a distância gratuitos da área da saúde, pela Plataforma Arouca que por sua vez também funciona como sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil no qual, você poderá visualizar as oportunidades de curso mais próximas de você e acessar o seu histórico de cursos.

Integrando esse sistema ainda já o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES, uma plataforma digital pública que disponibiliza para download gratuito, textos, vídeos, imagens, materiais multimídia produzidos pelas instituições da Rede UNA-SUS, que podem ser usados como ferramentas de estudo ou de clínica, de diversos temas da área da saúde, todos validados e aprovados pelo Ministério da Saúde, como por exemplo sobre A Rede Cegonha (UFMA); Malária na Atenção Básica: viagem virtual à lamina de malária (UFMG); Manejo clínico da COVID-19: idoso com quadro de síndrome gripal grave (FIOCRUZ).

 

O site é: https://www.unasus.gov.br/

E você clicando em Cursos Plataforma Arouca, você entrará numa área onde estão concentrados todos os cursos disponibilizados atualmente e por exemplo, durante a produção desse artigo havia 77 cursos. Os temas são os mais variados desde Atenção à Pessoa Amputada, Caderneta da Pessoa Idosa, Doenças do Aparelho Digestivo, Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência, Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica – PAAS, à Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Alguns são de Atualização, outros de Qualificação, outros de Qualificação Profissional, as cargas horárias podem variar de 8h até 120h.

 

Ou seja, vamos aproveitar!

 

Fonte:

BRASÍLIA. UNA-SUS. UNA-SUS. 2011. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/. Acesso em: 19 maio 2021.
 

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você