[ editar artigo]

Qual o papel do nutricionista na escola?

Qual o papel do nutricionista na escola?

 

No dia 21 de outubro é comemorado  o “Dia Nacional da Alimentação na Escola”: uma data que tem como objetivo trazer nosso olhar para a importância da alimentação no desempenho escolar.

 

É importante lembrar que uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, auxiliando no rendimento escolar.

Além de outros benefícios, entre eles:

  • aumento da qualidade do sono
  • melhora da capacidade respiratória
  • prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares

 

E qual o papel do nutricionista na escola?

 

Na educação, o papel do nutricionista está relacionado ao atendimento da alimentação dos alunos da educação básica por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

 

O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

 

São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público).

 

Dentro desta área de atuação, podemos citar algumas competências do nutricionista, tais como:

  • coordenar o diagnóstico e o monitoramento do estado nutricional dos estudantes;
  • assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar;
  • propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional nas escolas.

 

Vale ressaltar que é importante “a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.”

 

"Uma boa alimentação muda uma pessoa!

Bons nutricionistas mudam o mundo!"

 

Referências:

Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. 2013. Diário Oficial da União, Brasilia [acesso em 20 out 2021]. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/pnae/pnae-sobre-o-programa/pnae-sobre-o-pnae  

Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região. Folder O Nutricionista na Alimentação Escolar Pública. [acesso em 20 out 2021]. Disponível em: https://www.crn3.org.br/uploads/BaseArquivos/2019_11_06/CRN3_FOLDER_NUTRI_NA_ESCOLA_AF_0408-20191106163142.pdf

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você