A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Peptídeos de colágeno Peptan® e a saúde da mulher

Peptídeos de colágeno Peptan® e a saúde da mulher
Academia da Nutrição
set. 17 - 9 min de leitura
3 Curtidas
0 Comentários
1

 

Cuidar da saúde da mulher exige uma visão multidisciplinar e holística que envolve várias áreas, tais como a saúde da pele, ossos, articulações e músculos. 

Cuidar da saúde é uma das necessidades fundamentais do ser humano, traz autoconfiança, sentimento de autocuidado, melhorando a autoestima, o que ajuda na saúde mental e equilíbrio emocional, melhorando o bem-estar geral. 

O consumo dos peptídeos de colágeno Peptan® confere benefícios à saúde, suportados por estudos científicos, como veremos a seguir. 

 

Obtenção de Peptan® 

 

O colágeno é uma importante proteína presente na pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, perfaz 25% do conteúdo proteico do nosso corpo e exerce importante papel estrutural nos organismos animais.   

Industrialmente, Peptan® é obtido do colágeno presente na pele ou ossos de bovinos e suínos, além de pele de peixe, sendo colágeno do tipo I.

Essas matérias-primas passam por processo de hidrólise enzimática, obtendo-se os peptídeos de colágeno, rico nos aminoácidos prolina, hidroxiprolina e glicina, entre outros.

O consumo de peptídeos de colágeno está associado à manutenção do colágeno em nosso corpo. 

Os peptídeos de colágeno Peptan® possuem excelente solubilidade e não espessam, além de cor, odor e sabor neutros, tornando-os adequados e atrativos para utilização em diversos tipos de produtos. Além disso, o produto contém mais de 90% proteínas. 

Desta forma, bebidas contendo peptídeos de colágeno Peptan® são uma excelente forma de consumir esta proteína que tanto contribui para a pele, ossos, articulações e recuperação muscular. 

 

A Ciência por trás de Peptan® 

 

A área de Pesquisa e Desenvolvimento da ROUSSELOT, fabricante dos peptídeos de colágeno hidrolisado Peptan®, executa diversos protocolos de estudos científicos com instituições renomadas de pesquisa ao redor do mundo, os quais comprovaram os benefícios do consumo de Peptan® para diversas áreas da saúde.

As mulheres foram a população alvo da maior parte destes estudos. Desta forma, os resultados e conclusões obtidos, podem ser traduzidos em práticas que incluem o consumo diário de peptídeos de colágeno hidrolisado para manter e melhorar a saúde, com foco em diversas áreas de nosso corpo. 

Contaremos um pouco mais sobre os estudos científicos realizados com Peptan® e a estreita relação de seus resultados com a saúde da mulher, a seguir. 

Para iniciar, vamos apresentar estudo que comprova biodisponibilidade de Peptan®. 

 

Biodisponibilidade de Peptan® 

 

Peptan® possui excelente absorção e é biodisponível. Estudo científico(1)  demonstrou a presença dos dipeptídeos PRO-HYP (prolina-hidroxiprolina) e HYP-GLY (hidroxiprolina-glicina) na corrente sanguínea após a ingestão do produto.

Esses dipeptídeos contribuem para os benefícios de Peptan® descritos abaixo. 

 

Estudos Peptan® na Saúde da Pele 

 

Com o envelhecimento, há redução da produção de colágeno em vários tecidos do nosso corpo.

Na derme, camada intermediária da pele, ocorre a redução da produção de ácido hialurônico, a redução da densidade de colágeno e aumento de sua fragmentação. Isso pode ser percebido na epiderme, através da formação de rugas e linhas de expressão. 

Estudamos a pele de diversas mulheres de diferentes nacionalidades e tipos de pele, submetidas ao consumo de Peptan®, em três estudo clínicos, randomizados, placebo-controlados e duplos cegos, além de um estudo com explante de pele humana. 

Descreveremos abaixo, as informações dos protocolos destes estudos e seus resultados, apresentados por benefícios à saúde da pele das participantes: 

 

Aumento da Hidratação da Pele 

 

A hidratação da pele foi avaliada em estudo clínico, placebo controlado, duplo cego e randomizado(2), realizado com 33 mulheres japonesas de 45-59 anos. 

Estas participantes foram divididas em 3 grupos, sendo que o primeiro grupo consumiu 10g de maltodextrina por dia e o segundo e o terceiro, consumiram 10g de Peptan® de diferentes fontes por dia, por um período de 8 semanas. 

O estudo demonstrou um aumento significativo de 28% da hidratação da pele das participantes que consumiram Peptan®

Em outro estudo, desta vez realizado com um explante de pele humana(2), retirado após uma cirurgia, colocado na presença de diferentes doses de Peptan®, ficou evidenciado que o conteúdo de ácido hialurônico aumentou na presença de Peptan® de maneira dependente da dose. 

O ácido hialurônico liga-se à água, melhorando assim a hidratação da pele, trazendo uma explicação do mecanismo para o aumento observado na hidratação da pele. 

 

Melhoria de Colágeno da Derme 

 

A rede de colágeno da derme foi avaliada em um segundo estudo clínico, placebo controlado, duplo cego e randomizado, realizado com 106 mulheres francesas de 45-60 anos(2).

As participantes foram divididas em 2 grupos, sendo que o primeiro grupo consumiu 10g de maltodextrina por dia e o segundo consumiu 10g de Peptan® por dia, por um período de 12 semanas. 

A quantidade de colágeno na derme aumentou significativamente, em 9%, com Peptan® em comparação com o início do estudo. Além disso, a fragmentação da rede de fibras de colágeno diminuiu significativamente no grupo de voluntárias Peptan®, em 31%, em comparação com o início do estudo.

Os dois resultadas demonstram que Peptan® melhora a qualidade da rede de colágeno na derme, o que proporciona força e melhora a textura da pele. 

 

Redução das Rugas 

 

A ação do colágeno Peptan® na redução das rugas foi avaliada em um terceiro estudo clínico, placebo controlado, duplo cego e randomizado(3).

Desta vez, houve a participação de 60 mulheres brasileiras, de 45-60 anos, as quais consumiram 5g de Peptan®, por 90 dias.

O estudo demonstrou que as pontuações de rugas diminuíram significativamente no grupo de voluntárias que consumiu Peptan® em comparação com o início do estudo, em 13% para a região periorbital e em 10% para a região nasolabial.

Esses resultados corroboram com a observação de que a a rede de colágeno na derme pode ser melhorada, refletindo em benefícios visíveis na epiderme. 

 

Aumento da Força dos Cabelos 

 

O estudo citado acima, com as mulheres brasileiras, também avaliou a força dos cabelos das participantes, através de um teste de ruptura do fio. Os resultados mostraram um aumento significativo de 13% na força de quebra para o grupo suplementado com colágeno(3). 

Esses achados sugerem que a ingestão oral de Peptan® promoveu cabelos mais fortes, sustentando o colágeno como estratégia para melhorar as condições da fibra capilar à medida que envelhecemos. 

 

Estudos Peptan® para a Saúde dos Ossos 

 

Diversos estudos associam a suplementação de peptídeos de colágeno para fins de saúde óssea.

A parte orgânica dos ossos contém 90% de colágeno, daí a importância deste nutriente para os ossos. 

A densidade mineral óssea e a força dos ossos foi avaliada estudo “in vivo” realizado em ratas, as quais tiveram os ovários removidos(4). Os animais foram divididos em três grupos, sendo o primeiro o grupo controle, o segundo grupo, ovariectomizado com suplementação controle e o terceiro, ovariectomizado e suplementado com Peptan®.

Os resultados do estudo demonstraram que o terceiro grupo manteve tanto a densidade mineral óssea quanto a força óssea, enquanto o grupo de ratas ovariectomizadas e com suplementação controle apresentou redução da densidade mineral óssea e da força óssea. 

Esses resultados trazem uma abordagem do consumo de colágeno para mulheres na fase anterior e posterior à menopausa, como estratégia relevante para a manutenção da densidade mineral e força dos ossos.

Além disso, em um segundo estudo realizado com um método humanizado, ficou evidenciado que Peptan® estimula as células de formação óssea, os osteoblastos, melhorando o metabolismo ósseo(5). 

 

Estudos Peptan® para Cartilagem Saudável 

 

A osteoartrite acomete as articulações e é caracterizada pela redução da área da cartilagem e inflamação da membrana sinovial. Essa condição leva a muita dor e rigidez, podendo chegar ao bloqueio total do movimento, o que compromete a mobilidade e independência da pessoa. 

A Rousselot também estudou a saúde das articulações das mulheres.

Realizou estudo clínico randomizado, placebo controlado e duplo cego, com 100 mulheres chinesas, com osteoartrite leve nos joelhos, onde metade do grupo consumiu 8g de maltodextrina e a outra metade consumiu 8g de Peptan® por dia. 

O estudo demonstrou que o consumo de Peptan®, 8g/dia, reduziu as dores articulares causadas pela osteoartrite e melhorou a função das articulações (6).

Em outro estudo realizado com animais induzidos à osteoartrite, Peptan® protegeu a cartilagem, estimulou as células das articulações, os condrócitos, e também, reduziu a inflamação causada pela osteoartrite(7).  

A Rousselot desenvolveu também o Peptan® IIm, uma matriz premium de colágeno hidrolisado do tipo II, desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde das articulações.  O produto contém naturalmente colágeno hidrolisado tipo II e sulfato de condroitina.  

Peptan® IIm foi estudado em estudo com modelo animal e também demonstrou efeitos benéficos para a saúde das articulações(8). 

Esses efeitos incluem a proteção da cartilagem da degeneração, estímulo das células das articulações e redução da inflamação causada pela osteoartrite. 

A dose indicativa é de 1g/dia. 

Esses estudos demonstram a relação da ingestão de Peptan® para a saúde das articulações, para assim, manter a qualidade e a prática dos movimentos do dia-a-dia e também, dos movimentos exigidos pela prática de esportes, dança, ioga, entre outros.  

 

Solubilidade e qualidade organoléptica superior dos peptídeos bioativos de colágeno Peptan® 

 

Graças a escolha das melhores matérias-primas e controle total do processo, a Rousselot desenvolveu produtos diferenciados, com excelente transparência, cor, sabor, odor e solubilidade, sem espessar, e permitindo altas doses.

Sua excelente solubilidade, facilita a utilização industrial na indústria de bebidas, bem como a utilização em produtos em pó, trazendo conveniência ao consumidor final. 

 

Estabilidade e compatibilidade dos peptídeos bioativos de colágeno Peptan® 

 

Sua estabilidade em ampla faixa de pH e aos tratamentos térmicos de pasteurização e esterilização, asseguram sua estabilidade em diversos produtos, incluindo bebidas prontas para o consumo, pasteurizadas e em pó para preparo instantâneo.

Além disso, Peptan® pode ser utilizado com vários ingredientes, tais como vitaminas, minerais, outras proteínas, aromas e corantes. 

 

Cadeia de produção e suprimentos de Peptan® 

A Rousselot produz os peptídeos bioativos de colágeno Peptan® em suas plantas do Brasil e os distribui no país, na América Latina e para diversos países do mundo. 

 

Conteúdo produzido por Rousselot

 

Referências: 

  1. Kleinnijenhuis A et al. Non-targeted and targeted analysis of collagen hydrolysates during the course of digestion and absorption. Analytical and Bioanalytical Chemistry. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00216-019-02323-x 
  2. Asserin et al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo-controlled clinical trials. Journal of cosmetic dermatology 2015, 0-11. 
  3. Cosmetic Business Magazine – January 2021 Edition. http://content.yudu.com/web/fiqy/0A4426p/cosmeticsbusjan21/html/index.html?page=24&origin=reader  
  4. Guillerminet F. Hydrolyzed collagen improves bone metabolism and biomechanical parameters in ovarietomized mice: An in vivo and in vitro study. Bone 2010, 46, 827-8 
  5. Walquier F. Human Enriched Serum Following Hydrolysed Collagen Absorption Modulates Bone Cell Activity: from Bedside to Bench and Vice Versa. Nutrients 2019, 11, 1249. 
  6. Jiang J. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women. Health aging. 2014. 25(2), 21-24. 
  7. Dar et al. Daily oral consumption of hydrolyzed type 1 collagen is chondroprotective and antiinflammatory in murine posttraumatic osteoarthritis. Plos One, 2017. 1-24. 
  8. Soniwala, S. et al., 2018, Oral Hydrolyzed Type 2 Collagen Protects Against the OA of Obesity and Mitigates Obese Gut Microbiome Dysbiosis. Poster presentation at ORS 2018 and OARSI 2018. 

Denunciar publicação
3 Curtidas
0 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você