A substituição de proteína animal é um assunto que deixa muitas dúvidas entre os pacientes durante a consulta, principalmente aqueles que buscam iniciar um plano alimentar com redução de carne animal, sejam eles flexitarianos, vegetarianos e veganos. Portanto, vamos esclarecer os substitutos vegetais equivalentes a proteína de origem animal em termos nutricionais.
Segundo uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2019, por meio do IBOPE, apontou 29 milhões de vegetarianos no Brasil atualmente, é muita gente hein...
Isso só demostra como o consumo de proteínas se transforma constantemente, tornando-se necessário o uso de alimentos substitutos a elas, como a proteína vegetal, contribuindo para uma alimentação saudável.
Mesmo no mercado de alimentos, surgem a cada dia produtos “ plant based” que visam substituir a versão original de carnes ou láctea, como bebidas de amêndoas, hambúrgueres vegetais e nuggets a base de plantas.
Mas, nós sabemos que os valores nutricionais de proteínas diferem a partir de sua composição de aminoácidos, proporção de aminoácidos essenciais, a susceptibilidade à hidrólise durante a digestão, efeitos de processamento e digestibilidade.
Sabendo que o entendimento sobre proteína vegetal não se restringem apenas ao público que segue uma alimentação vegetariana ou vegana, abaixo temos uma tabela de fácil leitura que pode guiar, a princípio, a escolhe de seus pacientes nessa substituição:
EQUIVALÊNCIA DE PROTEÍNAS EM 100G de alimento
Vale lembrar mais uma vez que a biodisponibilidade de cada uma varia, e a quantidade de proteína por 100 gramas não deve ser o único item levado em consideração na dieta!
É válido adaptar um plano alimentar de acordo com as restrições e observações de cada paciente individualmente, sendo ideal consumir as duas fontes de proteína em quantidades adequadas para atender as necessidades diárias.
Fonte:
Sociedade Vegetariana Brasileira [site]. Pesquisa de Opinião Pública Sobre Vegetarianismo. [acesso em 01 fev 2021]. Disponível em:
https://www.svb.org.br/images/Documentos/JOB_0416_VEGETARIANISMO.pdf