A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O que rolou no 2° Fórum Academia da Nutrição: da Ciência ao Consultório

O que rolou no 2° Fórum Academia da Nutrição: da Ciência ao Consultório
Academia da Nutrição
mai. 31 - 9 min de leitura
3 Curtidas
2 Comentários
0

Nutricionista, você já pensou em se atualizar sobre mais de 10 temas da Nutrição em apenas 8 horas?!

 

Foi o que aconteceu com quem participou do nosso 2° Fórum Academia da Nutrição: da ciência ao consultório. 

 

Com uma imersão de apenas um dia e cerca de 10 mil nutricionistas e estudantes de Nutrição inscritos, nós vivemos um dia intenso, cheio de atualização, aprendizado, estudo, sorteios e muito mais!

O Fórum Academia da Nutrição

Você sabia que a Academia da Nutrição acabou de completar um ano?

Somos uma iniciativa da Equilibrium Latam e chegamos para trazer conteúdo científico e descomplicado para nutricionistas e estudantes da área, sempre de forma gratuita.

Já em 2021, a Academia estreou nossa primeira edição do Fórum Academia da Nutrição, que foi um sucesso!

E dando continuidade na nossa missão de trazer a ciência, de forma descomplicada ao Nutricionista, no dia 28/05/22 trouxemos o segundo fórum.

E esta segunda edição também foi marcada por magníficas palestras sobre:

  • emagrecimento;
  • nutrição esportiva;
  • empreendedorismo;
  • nutrição infantil;
  • saúde da mulher;
  • momento tech;
  • nutrição comportamental;
  • vegetarianismo;

E muito mais!!!

 

Ficando por dentro das Tendências e Futuro

O dia começou com uma das idealizadoras do Instituto de Nutrição ComportamentalMarle Alvarenga

Dra. Marle nos explicou melhor sobre o que são as abordagens não-dieta e não centradas no peso, além de esclarecer como tal abordagem pode ser utilizada e em quais casos. 

 

Por que a abordagem não-dieta? Como fazer? Descobrimos um pouco a respeito, com a maestria da Dra Marle.

 

Em seguida, a Dra. Desire Coelho entrou com uma importante palestra, oferecida por NutriGood, sobre microbiota, imunidade e comportamento alimentar - como estes fatores estão ligados? Como o manejo do comportamento alimentar pode influenciar tanto na microbiota quanto na imunidade? 

Com a pandemia tivemos um boom de informações sobre imunidade como a Dra Desire falou no início da palestra, e também aumentou a demanda de pessoas buscando a imunidade a "qualquer custo". Estamos nós aqui, para aplicar com ciência o conhecimento, e fortalecer as defesas imunológicas dos nossos paciente.

 

Na sequência, tivemos uma importante palestra, oferecida por Reform, sobre atualizações em osteosarcopenia, um importantíssimo tema que foi ministrado pela Dra. Nathália Marques.

Vocês já sabiam que osteosarcopenia já é considerada uma síndrome, e que você nutricionista tem papel no manejo desse paciente?

 

Pois é, mais ciência para o seu consultório!

 

Posteriormente, foi a vez do tema Vegetarianismo, e a nutricionista Gabriela Parise, capacitada em atendimento ao paciente vegetariano pela Sociedade Vegetariana Brasileira, foi a responsável por nos orientar sobre o planejamento alimentar para este perfil de paciente e como formular na prática.

Você tem percebido aumento do número de pacientes veganos/ vegetarianos, ou buscando transição para alimentação vegetariana ou a base de plantas?

E com essa demanda, aumentam também os produtos voltados a esse público consumidor. 

 

Então, para facilitar este momento prático, é necessário que conheçamos as novidades dos produtos que são voltados a este público, sendo assim, logo tivemos nosso Momento Radar com as novidades do mundo Plant Based, no qual tivemos as marcas NotCo, No Moo, Yamo e N.ovo.

(E se ainda não conhece nosso espaço na plataforma dedicado ao Momento Radar, clique e fique por dentro)

 

Após Momento Radar, foi a vez da nutricionista e empreendedora Cynthia Antonaccio nos orientar mais sobre o empreendedorismo. Com convidadas especiais, alunas do curso Meu Consultório de Sucesso, Cynthia nos mostrou como passar pelo caminho das pedras do empreendimento e fazer com que o consultório cresça, quais medidas podemos tomar e como adaptar tudo isso à realidade de cada nutri.

E ainda, falando em consultório, tivemos a apresentação do mais novo aplicativo voltado às nutricionistas: o nutriAi, que em breve, vai começar a facilitar a lista de compras do seu paciente! É a tecnologia como aliada ao atendimento. 

E assim foi finalizado nosso primeiro bloco de palestras, com “Tendências e Futuro”; e após um breve intervalo para o almoço voltamos com tudo!

 

Agora falando sobre os diferentes Nichos de atuação do Nutricionista

Escolher seu nicho de atuação, é importante para se destacar, se especializar e se tornar referencia na área. E conversamos no Fórum sobre alguns deles durante o segundo bloco.

O primeiro dos nichos foi o de Nutrição Materno-infantil, iniciado com a palestra da Dra. Priscila Maximino, sobre a nutrição da criança na fase escolar, em oferecimento de Pepsico Health & Nutrition Sciences.

Realmente é fundamental como profissionais trazermos as crianças para suas próprias escolhas alimentares, claro, negociando com ela, mas sem perder a autonomia nessa fase e lembrar sempre que estamos tratando e acompanhando uma criança, como bem destacou Dra Priscila, e que temos que respeitar isso na construção dos hábitos.

Logo em seguida tivemos a nutricionista Michelle Teixeira, nos falando mais sobre a importância dos primeiros 1000 dias de vida e o trabalho essencial do nutricionista durante este período, já que é uma fase crucial na formação de hábitos alimentares e que pode impactar na saúde do adulto futuro.

 

Falando um pouco sobre saúde da mulher, a Dra. Vânia Mattoso trouxe vários ensinamentos sobre como aplicar estratégias nutricionais no tratamento da endometriose, doença que acomete 1 em cada 10 mulheres brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Descobrimos com a Dra Vânia, inclusive, que o Brasil é tido como referência no tratamento da endometriose.

 

Agora, tão importante como cuidar da nossa alimentação no início da vida, e nos ciclos característicos quando adultos, é pensar no envelhecer com saúde e qualidade de vida, não é mesmo?

A Nutricionista Georgia Castro, em parceria com a marca de suplementos alimentares Inzyme, nos trouxe mais informações sobre a Nutrição adequada para um envelhecimento saudável, um dos temas mais buscados atualmente, em vista do aumento da expectativa de vida. Precisamos orientar para essa atenção no futuro, e na saúde por meio da nutrição, que traz impacto inclusive nos movimentos, e na articulação saudável.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil, em 2019, tem a expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos.

 

Abrindo então o nicho da Nutrição Esportiva, tivemos Humberto Nicastro, coordenador do departamento de nutrição da Care Club, com a palestra “Jejum Intermitente e rendimento esportivo: é uma prática que combina?”, nos esclarecendo fisiologia do jejum intermitente e da prática de exercícios e se estes poderiam ser benéficos um ao outro.

Como Dr Humberto bem nos disse em sua palestra, a teoria tem que andar junto com a prática!

E você nutricionista, pode contar com a Academia para levar o conhecimento para sua prática no consultório!

 

Seguindo com a temática da nutrição na área esportiva, se tem uma coisa que o paciente desta área demonstra preocupação é com o seu desempenho e rendimento, então para suprir esta dor tivemos a Nutricionista Priscila Machado abordando um conteúdo sobre as bebidas energéticas e desempenho físico. 

Dra. Priscila nos deixa um destaque fundamental em sua palestra, de que nós nutricionistas, precisamos desenvolver uma prescrição segura! E para chegar nesta segurança é preciso atualização constante, já que nossa área está sempre em movimento, com novas descobertas, novos guidelines, e vocês podem contar com a Academia da Nutrição para ficar em dia!

 

E para encerrar o dia de palestras e conhecimento científico na Nutrição em suas mais diversas áreas de atuação, finalizamos com chave de ouro.

Dra. Silvia Leite deu uma aula completa sobre os desafios da Nutrição em cirurgia bariátrica, um assunto altamente importante e complexo, onde o nutricionista tem papel fundamental para que o paciente garanta sua saúde e qualidade de vida.

Você sabia que o acompanhamento nutricional adequado neste tipo de pré-operatório pode reduzir o tempo de cirurgia e, consequentemente, os riscos cirúrgicos?


E o Fórum não se limitou a palestras

 

O Fórum também foi repleto de sorteios incríveis, com 14 vencedores: sorteamos livros, ferramentas tecnológicas, kits de produtos incríveis e inscrições em congressos de renome.

 

Tudo isso ficou melhor ainda com o apoio de algumas marcas que confiaram neste projeto e estiveram conosco no dia 28 de maio.

Agradecemos então aos nossos apoiadores: Levíssimo Seara, Konjac Massas MF, Rap 10, NutriGood, PINATI, Pepsico Health & Nutrition Sciences, Gomes da Costa, EPN Brasil, Inzyme, Reform, NoMoo, Novo, Yamo, NotCo, Manole Editora, Menina Viva,  Natural Tech, Popai, nutriai.

 

E não podemos deixar de agradecer a todos os palestrantes que estiveram conosco levando a ciência ao consultório do nutricionista.

Obrigada pela parceria!

Também agradecemos a todos vocês, nutricionistas e estudantes de nutrição, que acompanharam a transmissão ao vivo e, junto com a Academia, fizeram este Fórum acontecer.

E pra quem estava lá conosco durante o evento, já está sabendo né?

Nos vemos em breve na Natural Tech, na qual a Academia estará presente com o evento Orgulho em Nutrir!

Já realizou seu cadastro gratuito para participar desse evento presencial?

E agora queremos saber, quem já esta ansiosa paro 3° Fórum Academia da Nutrição?!

Aguardem em 2023!


Denunciar publicação
3 Curtidas
2 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você