[ editar artigo]

Leite: o polêmico assunto que ainda divide opiniões

Leite: o polêmico assunto que ainda divide opiniões

 

 

Vocês sabiam que os produtos lácteos em vários países constituem quase 15% do VET?

 

Tema de muitos mitos e discussões dentro da nutrição, porém aqui, a Academia da Nutrição constitui um ambiente de discussão científica, e contra fatos e ciência não há argumentos ou o famoso “papo de bar”.

 

Hoje no Dia do Leite, lhes trazemos uma revisão sistemática de 15 ensaios clínicos randomizados dos últimos 5 anos, de 1˚ de janeiro de 2012 a 30 de abril de 2018, de intervenções agudas e de longo prazo, que trata do consumo de leite e lacticínios e biomarcadores inflamatórios.

 

A busca dos autores foi realizada nas bases de dados Medline e Scopus e dois dos critérios de inclusão era a dieta conter produtos lácteos como forma de alimentos ou como forma de suplementos e conter medidas de proteína C reativa, interleucinas, citocinas e moléculas de adesão vascular ou expressão de genes pro inflamatórios em células mononucleares do sangue periférico (PBMCs) ou músculo esquelético entre outras medidas. E é possível entender com a leitura do artigo que o objetivo dos autores era realizar também uma meta análise, porém tal feito não foi possível diante da diversidade de metodologias dos artigos selecionados.

 

E o estudo concluiu que o consumo de leite ou derivados lácteos não apresentou efeito pró-inflamatório em indivíduos saudáveis ​nem em indivíduos com sobrepeso ou obesidade nem mesmo em indivíduos com o que os pesquisadores chamaram de anormalidades metabólicas, que em português podemos entender como alterações metabólicas, condição que pode ser caracterizada quando há quantidades excessivas ou insuficientes de certas substâncias, quadro o qual impede a homeostase.

Ainda se observou uma fraca ação anti-inflamatória com os casos de suplementação utilizada por longos prazos em adultos saudáveis ​​e metabolicamente anormais.

 

Oouuuuu seja, vamos brindar o dia de hoje com um copo de leite?

 

Obs: E nada de aglomerações, ainda estamos em pandemia!

 

Fonte:

ULVEN, Stine M; HOLVEN, Kirsten B; GIL, Angel; RANGEL-HUERTA, Oscar D. Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: an updated systematic review of randomized clinical trials. Advances In Nutrition, [S.L.], v. 10, p. 239-250, 1 maio 2019. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/advances/nmy072. Disponível em: https://academic.oup.com/advances/article/10/suppl_2/S239/5489433. Acesso em: 01 jun. 2021.

 

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você