Na esfera da Nutrição Esportiva, os suplementos alimentares são comumente usados de forma a garantir a ingestão adequada de nutrientes pelos indivíduos.
Atualmente, existe considerável variedade de suplementos alimentares, mas, basicamente, todos eles partem de uma premissa em comum: a garantia do aporte de nutrientes por meio da praticidade.
Os suplementos alimentares vêm para tornar a alimentação do atleta mais prática: se antes ele precisava de uma grande quantidade de comida para atingir sua necessidade de determinado nutriente, agora ele consegue atingi-la por meio da suplementação, podendo então consumir menos comida e não precisando se preocupar com tudo que envolve o preparo de mais uma refeição.
Entretanto, suplementar não é tão simples!
Uma boa suplementação, e que cumpre seu propósito, envolve conhecer o suplemento, seu mecanismo de ação, pensar em como ele se encaixa na dieta do paciente, além de outros pontos - como o objetivo do atleta e seus hábitos alimentares, seus treinos e sua rotina.
Ou seja, há vários fatores que envolvem a prescrição adequada de um suplemento alimentar.
E para entender mais sobre a prática da suplementação alimentar na Nutrição Esportiva, a Academia da Nutrição convidou as nutricionistas Letícia Azen e Malu Bastos, para responder 3 perguntas e tirar as dúvidas que mais aparecem acerca desse tema.
Entrevistando as Nutris - Letícia Azen e Malu Bastos
O que é mais importante considerar na hora de suplementar um paciente?
LETICIA AZEN
O Nutricionista deverá determinar a prescrição dos suplementos após avaliar o que não for possível contemplar por meio das fontes alimentares habituais e/ou quando desejar testar algum suplemento nutricional ou fitoterápico cujas doses terapêuticas não conseguiríamos alcançar por meio da alimentação.
Muitas vezes faz-se necessário também estabelecer prioridades na hora da prescrição para que se consiga avaliar de forma mais criteriosa os efeitos dos suplementos.
Vamos a um exemplo:
Quando uma pessoa deseja ganhar massa muscular poderemos prescrever a suplementação com Whey Protein para aportar quantidades diárias suficientes de proteína, sem contar em outros aspectos fundamentais que deverão ser levados em consideração para este fim como o ajuste das quantidades de carboidratos. Em consultas posteriores, especialmente se os treinos já estiverem mais intensos, poderemos sugerir adicionalmente a suplementação de creatina para aumento da força e, consequente, reforço adicional para promoção do aumento da massa magra.
Quais são os pontos que o nutricionista não pode deixar de abordar para definir a conduta dentro da Nutrição esportiva?
MALU BASTOS
Em minha prática no consultório, me pauto em 5 pontos fundamentais:
- nos objetivos do atleta, que podem ser um único ou vários, como melhorar a performance, melhorar a composição corporal, acelerar a recuperação de lesões, solucionar problemas comuns como as inimigas câimbras...
- nos hábitos alimentares do atleta
- e se já faz uso de suplementação
- na frequência e intensidade dos treinamentos e calendário de provas específicas que o atleta queira competir
- nas horas e qualidade do sono do atleta
É com o conjunto destas informações que o Nutricionista conseguirá estabelecer sua conduta.
Se tivesse que escolher 3 suplementos que estão em alta ou ganharam mais visibilidade atualmente, quais seriam e por quê?
MALU BASTOS
Geralmente, não pauto minhas prescrições pelos suplementos que estão mais em evidência midiática, e sim nas reais necessidades dos clientes que buscam minha orientação.
Havendo necessidade, escolho suplementos que sejam respaldados pela comunidade científica e que sejam de empresas idôneas e que garantam qualidade e o máximo de segurança quanto a não contaminação dos produtos com substâncias consideradas Dopping, especialmente no caso dos atletas profissionais.
Por isso posso falar dos 3 suplementos que mais prescrevo, pelo perfil da clientela que me procura atualmente:
Whey Protein - por ser um suplemento importante para os que visam ganhar ou preservar sua massa muscular e poder ser utilizado inclusive como opção de lanche rápido, quando há pouca disponibilidade de tempo para a elaboração da refeição. Hoje encontrado em pó e como constituinte de diversas barras de proteínas;
Colágeno Hidrolizado - por ser uma excelente opção de peptídeos e aminoácidos fundamentais para a saúde das articulações, tendões e ligamentos;
Creatina - por ser um dos suplementos mais consagrados no que diz respeito a eficácia no ganho de força e que traz efeitos ainda mais positivos no público que restringe o consumo de carnes.
E VOCÊ SABIA, NUTRI?
A prescrição de suplementos alimentares é mais uma das competências do Nutricionista!
Ou seja, precisamos nos manter constantemente atualizados e ter amplo conhecimento do assunto, e uma forma de fazer isto é por meio de cursos.
Então já fica aqui uma dica da Academia da Nutrição:
No dia 17/05/22, as Nutricionistas Malu Bastos e Letícia Azen estarão no Rio de Janeiro, ministrando o curso “Suplementação Nutricional do Esporte”, que está em sua terceira edição.
O evento ocorrerá de modo presencial e sua inscrição pode ser feita por meio deste link: Curso Suplementação Nutricional do Esporte
Ou para mais informações, acesse o instagram das nutricionistas Letícia Azen e Malu Bastos.
E você quer ler mais conteúdos sobre a suplementação?
Aproveite para ficar por dentro com nossos artigos sobre:
Whey Protein (https://academiadanutricao.com/nutricao-esportiva/desvendando-opcoes-de-whey-protein-para-seu-paciente)