Estudos indicam que compostos bioativos presentes em alimentos atuam na redução do risco de doenças relacionadas à idade, incidência de doenças crônicas não transmissíveis, e aumento do bem-estar. Mas como agregar esses compostos na alimentação?
Já sabemos que o consumo de frutas, legumes, hortaliças, cereais e grãos trazem benefícios à saúde.
E além desses alimentos apresentarem nutrientes essenciais, possuem os chamados compostos bioativos dos alimentos (CBA).
Mas, afinal, o que são compostos bioativos?
São compostos extra nutricionais presentes em pequenas quantidades em alimentos, mas, quando ingeridos em quantidades significativas, exercem efeitos benéficos a saúde humana.
Ação anti-inflamatória e antioxidante, estão entre as suas principais propriedades funcionais e também estão relacionados a menor incidência de doenças crônicas não transmissíveis.
Os CBA são divididos em diversas classes, sendo esses os três principais grandes grupos presentes na dieta humana:
- polifenóis
- carotenoides
- glicosinolatos
Vamos conhecer os principais grupos e fontes alimentares dos compostos bioativos?
Polifenóis ou compostos fenólicos:
Podem ser encontrados em: hortaliças, chás, café, cacau, cereais, vinho, soja, frutas de cor bordô e vermelho escuro.
Os compostos fenólicos agrupam-se em 5 grupos principais:
- flavonóides
- estilbenos
- ácidos fenólicos
- cumarina
- taninos
As antocianinas fazem parte dos flavonoides e podem se encontrados em: açaí, ameixa, figo, framboesa, uva, amora, cereja, acerola, morango, berinjela, repolho roxo e batata roxa.
O resveratrol faz parte do grupo dos estilbenos e pode ser encontrado em: casca da uva, vinho tinto, amendoim e frutas vermelhas.
Glicosinolatos:
Encontrados em: rabanete, repolho, mostarda, brócolis, couve de Bruxelas e alho.
Dica: o modo de preparo influencia sobre o teor de glicosinatos disponíveis no alimento —> o ideal é realizar o cozimentos dos alimentos a vapor ou consumi-lós crus quando for possível.
Carotenoides e seus principais grupos:
Encontrados na cenoura, couve, abóbora, batata-doce, tomate, beterraba,
mamão papaia, manga, brócolis, espinafre, goiaba vermelha, pitanga, melancia.
Como visto, o compostos bioativos são de fácil recomendação ao consumo, por estarem presentes em diversos alimentos que já fazem parte do nosso cotidiano.
Cabe a nós, nutricionistas, incentivar o consumo e reforçar a importância da alimentação na saúde e prevenção.
Destacamos também que mais estudos são necessários para aprofundar conhecimento sobre os efeitos dos compostos bioativos na saúde.
Fontes:
ARAUJO, Lidia; PESSOA, Lidiane; CARDOSO, Luciana; MAIA, Priscila. Setor de Alimentação e Nutrição/Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/UNIRIO. Boletim nº 12. Maio/2021.
CARNAUBA, Renata A. Ação dos compostos bioativos dos alimentos no envelhecimento e longevidade. Revista Brasileira Nutrição Funcional; 45(80), 2019. doi: 10.32809/2176-4522.45.80.01.