Com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o livro “Amazônia à Mesa”.
"Amazônia à mesa" reúne mais de 40 receitas, que foram desenvolvidas junto com merendeiras e nutricionistas de escolas rurais que participaram de oficinas.
O livro busca estimular a alimentação saudável nas escolas públicas do Norte do país, além de valorizar os alimentos da agroecologia rural.
Sabe-se que a Amazônia é uma região muito rica em biodiversidade da flora e fauna, sendo assim, é importante que as profissionais, principalmente da região, conheçam e saibam trabalhar com as potencialidades que a natureza oferece, além de pensarem na inclusão dos povos e comunidades tradicionais e manutenção dos hábitos alimentares locais.
Indo ao encontro desta proposta, o livro dá uma maior ênfase aos alimentos típicos da região, como o açaí, cupuaçu e cará.
Além disso, ele conta não só com um grande acervo de receitas (22 receitas salgadas e 20 receitas doces), mas também com conteúdos que discorrem sobre organização e higiene da cozinha e ainda sobre a importância do papel de merendeiras e nutricionistas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O material pode, inclusive, ser consultado por nutricionistas de todo o Brasil, de forma a ampliar repertório de receitas com seus pacientes e incentivar o conhecimento e apreciação por pratos regionais.
Então Nutricionista, não deixe de aproveitar este conteúdo gratuito e CLIQUE AQUI para fazer seu download.
Referência:
Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Amazônia à Mesa: receitas com produtos da sociobiodiversidade para a alimentação escolar. MAPA. Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/manuais-e-cartilhas/amazonia-a-mesa. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.