Os rótulos de alimentos é um tema muito conhecido pelos consumidores, porém que ainda geram algumas dificuldades no momento de leitura. Mas, como abordá-los com seus pacientes?
Seu paciente tem o hábito de ler o rótulo dos alimentos? De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 70% dos brasileiros consultam os rótulos no momento da compra. Entretanto, a maior parte das pessoas não entende corretamente a maioria das informações e se atenta a poucos itens, como prazo de validade e valor calórico do alimento.
O rótulo é responsável pela comunicação entre o produtor e o consumidor, e seu objetivo é facilitar ao consumidor o conhecimento das propriedades nutricionais dos alimentos, contribuindo para escolhas saudáveis.
COMO abordar essas informações nutricionais com seu paciente
Entre as informações de um rótulo, vale destacar as informações nutricionais, como: a porção, lista de ingredientes, medida caseira e o prazo de validade.
Mas, vale lembrar que as informações nutricionais estão para mudar. Recentemente foi aprovada a nova norma de rotulagem nutricional frontal, a RDC 429 e IN 75 de 08 de outubro de 2020, que entrará em VIGOR em breve, as empresas tem de 2 a 5 anos, dependendo do seu tamanho para fazerem as alterações, mas por enquanto, devemos esclarecer os pacientes dessa forma.
Por fim, compartilhamos uma cartilha elaborada pela Secretaria do Estado de Saúde (SUS) chamada ‘’Desvendados os Rótulos’’ para que possa te auxiliar na abordagem dos rótulos nutricionais com seu paciente.
Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA [site]. Manual de educação aos consumidores - Educação para o Consumo Saudável. [acesso em 18 fev 2021]. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem/arquivos/4703json-file-1