Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

ABESO lança posicionamento sobre o tratamento nutricional do sobrepeso e obesidade

ABESO lança posicionamento sobre o tratamento nutricional do sobrepeso e obesidade
Academia da Nutrição
jul. 21 - 3 min de leitura
16 Curtidas
0 Comentários
0

 

Recentemente, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) publicou um completo documento sobre as diferentes estratégias de emagrecimento. 

 

O documento é organizado pelo departamento de Nutrição da ABESO e contou com a colaboração de mais de 20 co-autores, sendo estes nutricionistas da aŕea de pesquisa clínica com ênfase em estratégias para emagrecimento. 

 

O posicionamento conta com os resultados de vários artigos científicos e metanálises que discorrem mais sobre diversas estratégias para o tratamento da obesidade; ainda, o documento também conta com os dados de estudos sobre intervenções e tratamentos populares, mas sem evidências concretas ou um forte embasamento científico, que seriam necessários à justificativa da implementação destes no tratamento da obesidade e/ou manejo do peso corporal de indivíduos com sobrepeso. 

 

Isso se deve ao fato de que a popularidade destas intervenções pode afetar de modo direto à saúde da população, uma vez que, apesar da falta de embasamento científico, elas são colocadas em prática tanto por indivíduos leigos como também por profissionais da saúde. O tratamento errôneo de qualquer doença tem grande potencial de prejudicar a saúde do indivíduo, com isso o trabalho da coordenação em adicionar estes casos se torna importantíssimo para evitar piores desfechos de saúde e erro do profissional.

 

O documento em si é tido como uma das publicações brasileiras mais completas sobre o assunto, indo ao encontro da complexidade da obesidade: esta condição tem uma enorme gama de fatores que influenciam no desenvolvimento da doença, sendo assim é interessante que o documento não se limite às estratégias de emagrecimento, mas também dê espaço à análise de outras questões como a microbiota intestinal, a inflamação, a genômica nutricional, o comportamento alimentar. 

 

Em relação a este último fator, a equipe coordenadora também se preocupou em analisar as estratégias relacionadas justamente a modulação de hábitos e comportamentos alimentares e implementação destes. 

 

O posicionamento também já lembra o leitor, logo em sua introdução, sobre a multifatorialidade da obesidade e de que a dieta adotada deve ter como foco a manutenção da saúde global do indivíduo; para melhor visualização da complexidade da doença e de seu tratamento, o documento traz o seguinte esquema: 

               

Durante todo o texto, a ABESO também tenta modificar a noção do popular do que é uma “dieta”, palavra que deixou de representar o conjunto de alimentos consumidos por um indivíduo para se tornar quase que sinônimo de restrição alimentar. 

 

O documento ainda trabalha de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, importante documento do Ministério da Saúde, de livre acesso que busca promover a saúde da população através da obtenção de maiores conhecimentos acerca da alimentação saudável, promoção da autonomia, desmistificação da alimentação e etc…

 

Com mais de 260 páginas, esse trabalho se torna mais do que essencial ao profissional da Nutrição, sendo assim, a Academia da Nutrição irá trazer ainda mais conteúdos sobre o mais novo posicionamento da Abeso sobre o tratamento do sobrepeso e da obesidade. 

Para ter acesso ao documento completo clique aqui

Para não perder nenhum deles, continue nos seguindo nas redes sociais e telegram!


 


Denunciar publicação
16 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você