[ editar artigo]

5 de maio – Dia Mundial da Higienização das Mãos

5 de maio – Dia Mundial da Higienização das Mãos

 

Antes de ontem, dia 5 de maio, foi o Dia Mundial da Higienização das Mãos, você sabia?

Em 2009 esse dia foi criado pela OMS e sua primeira campanha foi “Salve vidas: higienize suas mãos” e no ano atual é “Segundos salvam vidas - higienize as mãos!”.

É fato que milhares de pessoas morrem diariamente por infecções adquiridas dentro de hospitais e centros de saúde, sendo que no Brasil 14% das internações são atingidas por infecções hospitalares, e que as mãos são os principais meio de transmissão de microrganismos, portanto mantê-las sempre higienizadas deve ser uma ação considerada de extrema importância.

Diante disso, o objetivo dessa campanha é conscientizar a população e reforçar aos profissionais da área da saúde a sua importância, assim como a promover e dar visibilidade a esse ato simples a população em geral.

Foram criados cartazes de apelo a higienização das mãos e como ainda nos encontramos em um ano de pandemia, foi dado um foco maior a prevenção da disseminação da Covid-19 incluindo o uso de máscaras e prática de distanciamento pessoal.

Em um dos materiais “Higiene das mãos: Por que, como e quando?”, se explica que quando as mãos não estiverem visivelmente sujas deve-se usar um produto antisséptico, de preferência alcool, pois é mais rápido, tão eficaz quanto a lavagem com água e sabão e mais bem tolerado pela pele. Já quando as mãos estão visivelmente sujas a orientação é efetuar a lavagem com água e sabão. E quando elas não estiverem visivelmente sujas, mas houver a suspeita de que estão contaminadas com agentes formadores de esporoes como Clostridium difficile, deve-se deixar de lado o uso do alcool e ir direto para a lavagem das mãos com água e sabão. Nesse material ainda há de forma infográfica o procedimento operacional padrão correto para lavagem de mãos com água e sabão e para o uso de produto antisséptico como o álcool gel. Além de orientações expressas a profissionais de saúde que mantem contato direto com pacientes hospitalizados como os 5 momentos específicos em que a higienização das mãos deve ocorrer:

- Antes de tocar o paciente;

- Antes da realização de procedimento limpo/asséptico;

- Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;

- Após tocar o paciente;

- Após tocar superfícies próximas ao paciente.

 

A campanha foi criada em 6 línguas, sendo elas francês, espanhol, chines, árabe, russa e inglês, dezenas de materiais informativos e instrutivos como cartazes, pôsteres, banners físicos e de mídias virtuais como templates nas medias certas para linkedin, Pinterest, twitter, facebook e instagram, inclusive stories dos dois últimos citados. Todos esses materiais podem ser conseguidos nesse link: https://who.canto.global/v/campaigns/album/IFTO9?display=thumbnail&viewIndex=0&gSortingForward=false&gOrderProp=uploadDate&from=thumbnail

 

Foram criados também os chamados pôsteres Call to action, que são chamadas, apelos a uma determinada ação, no caso a higiene das mãos para Profissionais de Saúde, Profissionais de Prevenção e Controle de Infecções, Pacientes e famílias, Gestores de Política, Vacinadores e População em Geral. Especificamente para a população em geral a chamada era “Faça das mãos limpas o seu hábito, ele protege a todos nós.”

 

E vamos aproveitar aqui de forma direcionada a população em geral da campanha de 2017, chamada “A Luta Contra a Resistência Microbiana está nas suas Mãos”, as ocasiões em que as mãos devem ser lavadas:

* antes das refeições ou quando for manipular alimentos,

* após ter utilizado o banheiro,

*após assoar o nariz, tossir ou espirrar,

*antes e após entrar em contato com qualquer mucosa (olhos, língua, nariz e órgãos genitais),

*após tocar em animais ou seus excrementos,

*após manusear materiais de descarte e resíduos como lixo doméstico,

* após usar transportes públicos,

*antes e após tocar em doentes internados em instituições ou não ou em feridas/cortes/queimaduras/arranhões.

E quando a lavagem não for possível, utilizar um gel antisséptico como álcool gel 70˚.

 

Assim como as orientações de que a qualidade da preparação alcoólica, quantidade de produto utilizado nas lavagens, tempo de fricção, área da mão e antebraço esfregada e enxaguada, assim como a presença de lesões/cortes, tamanho das unhas, presença de esmalte, joias e roupas influencia na eficiência da higienização.

 

Achou interessante? Já lavou as mãos quantas vezes hoje?

 

Fontes:

BRASÍLIA. MINISTÉRIO DA SAÚDE. . Segundos salvam vidas - higienize as mãos! 05/5 – Dia Mundial da Higiene das Mãos. 2021. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/component/content/article?id=3485. Acesso em: 06 maio 2021.

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR DO IFF/FIOCRUZ (Rio de Janeiro). Fiocruz. Campanha marca o Dia Mundial de Higienização de Mãos. 2021. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/campanha-marca-o-dia-mundial-de-higienizacao-de-maos. Acesso em: 06 maio 2021.

CUIABÁ. Julia Graminho. Governo do Mato Grosso. Notícias: oms chama atenção para o dia mundial de higienização das mãos. OMS chama atenção para o Dia Mundial de Higienização das Mãos. 2017. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/6334066-oms-chama-atencao-para-o-dia-mundial-de-higienizacao-das-maos. Acesso em: 05 maio 2021.

IFF. INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA (Rio de Janeiro). Fiocruz. 5 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos: segundos salvam vidas ⠳ higienize as mãos!. Segundos salvam vidas – higienize as mãos!. 2021. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/743-dia-mundial-higiene. Acesso em: 06 maio 2021.

MARIA JULIA RICCI (São Paulo). Competências em Controle de Infecções Hospitalares. OMS: competências essenciais para profissionais de prevenção e controle de infecção. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA PROFISSIONAIS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO. 2020. Disponível em: https://www.ccih.med.br/oms-competencias-essenciais-para-profissionais-de-prevencao-e-controle-de-infeccao-volume-1/. Acesso em: 06 maio 2021.

RIO DE JANEIRO. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANESTESIOLOGIA. . 5/5 – Dia Mundial da Higiene das Mãos. 2021. Disponível em: https://www.sbahq.org/5-5-dia-mundial-da-higiene-das-maos/. Acesso em: 06 maio 2021.

 

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você