Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

2021: Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras

2021: Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras
Academia da Nutrição
dez. 6 - 3 min de leitura
4 Curtidas
0 Comentários
1

 

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2021 o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é a agência líder em celebrar o ano em colaboração com outras organizações do sistema das Nações Unidas.

 

A assembleia tem como objetivo sensibilizar para os benefícios nutricionais e sanitários de frutas e legumes e os seus contribuição para o equilíbrio na, saúde, dieta e estilo de vida.

A expectativa também era desenhar a atenção à necessidade de reduzir o desperdício enquanto entrega melhores resultados ambientais.

 

Por que orientar consumo de frutas, legumes e verduras?

A recomendação de consumo de frutas, legumes e verduras tem importância pautada, dentre outros, nos seguintes benefícios:

  • Reforço do sistema imune
  • Prevenção de doenças não transmissíveis
  • Combate a subnutrição
  • O cultivo contribui para a melhora da qualidade de vida da família

 

Sendo importante lembrar que as frutas, legumes e verduras valem mais que o seu preço, mantendo a qualidade e garantia da sua segurança em toda a cadeia de abastecimento, desde a produção até o consumo.

 

Como estamos consumindo esses alimentos?

 

De acordo com os dados de pesquisas recentes, não consumimos frutas, legumes e verduras de maneira suficiente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo diário para que haja benefícios do ponto de vista nutricional.

Quais os riscos à saúde pelo baixo consumo de frutas e vegetais?

Em 2017, cerca de 3,9 milhões mortes em todo o mundo foram atribuíveis a não comer fruta e legumes em quantidade suficiente (OMS, 2019).

O baixo consumo, pode ser um dos responsáveis por doença cardíaca isquêmica, e acidente vascular cerebral AVC, segundo estudo publicado em 20109.

Os sistemas alimentares não estão entregando dietas saudáveis necessárias para a alimentação: as frutas, legumes e verduras tem sido relativamente negligenciada em termos de atenção política, financiamento, investigação e extensão.

Um diálogo nacional para promoção da alimentação adequada e saudável

Pensando nestas problemáticas, assim como, formas me melhoria, entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2021, das 14 às 17 horas, serão realizados discussões, apresentações e debates acerca do tema:

Diálogo Nacional para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

O evento faz parte da agenda de trabalho no Brasil para o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) com objetivo de incentivar discussões sobre a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, com base no Guia Alimentar da População Brasileira.

Diante da importância do nutricionista no assunto, como profissional de saúde e alimentação, sua presença se faz necessária nesses debates.

Por esse motivo, reforçamos aqui a divulgação desse Diálogo, também já proposta pelo Conselho Federal de Nutricionistas em suas redes, e deixamos abaixo o link para que você, Nutricionista, também possa acompanhar e se envolver.

Acesso por meio do link na plataforma zoom:  https://dialogosflv.com.br/,

 

Referencia

https://brasil.un.org/pt-br/105688-ano-internacional-das-frutas-e-vegetais-diversidade-dos-alimentos-e-essencial-para

 


Denunciar publicação
4 Curtidas
0 Comentários
1
0 respostas

Indicados para você