[ editar artigo]

Você sabia? A nova série da Academia da Nutrição que localiza o nutricionistas nas tendências da área

Você sabia? A nova série da Academia da Nutrição que localiza o nutricionistas nas tendências da área

Nutricionista, você já se questionou sobre sua atuação? Já olhou para as várias faces da Nutrição e se perguntou por onde começar, que área escolher para atender ou se aprofundar?

 

Foi pensando nisso, que a Academia da Nutrição elaborou uma nova série: “Você Sabia?”

Estamos em constante realização de pesquisas da área da Nutrição, e vamos compartilhar com você os nossos resultados e observações.

Os mais diversos temas de pesquisas, e com Nutricionistas especializadas, ajudando você a se localizar dentro das tendências do mundo da Nutrição e conhecer um pouco mais sobre o que é habitual num consultório. 

 

O que esperam do nutricionista 

Com o passar dos anos, a profissão da Nutrição foi crescendo e evoluindo. Antigamente, os nossos pacientes chegavam até nós por conta de problemas de saúde ou objetivos bastante específicos, mas isso mudou!

Nossa profissão tem se disseminado e o acesso das pessoas ao profissional nutricionista vem aumentando. E com novas demandas!

Isso é ótimo, mas em conjunto com o aumento do acesso aos profissionais da Nutrição, houve também um expressivo aumento da gama de assuntos a serem tratados e estudados. 

 

Sendo assim, é importante não apenas estar atualizada sobre os diferentes assuntos que vem surgindo, mas também sobre o que tem sido mais comum de aparecer como demanda pelos pacientes. 

 

Você Sabia: quais as principais demandas dos paciente em consulta com o nutricionista?

 

Para entender então melhor sobre o que os pacientes mais buscam numa consulta, a Academia da Nutrição realizou uma pesquisa com mais de 300 profissionais, em agosto de 2021.

 Por meio de um formulário de perguntas fechadas e abertas, os Nutricionistas responderam uma série de perguntas sobre o consultório e o dia a dia.

 

Fizemos a seguinte pergunta:

 

"Quando um paciente busca seus serviços, quais as necessidades ou desejos são mais frequentes?”

 

A partir disso, as participantes escalonavam esta frequência com números de 1 a 4: 

  • sendo 1 - pouquíssimo frequente
  • e 4 - muito frequente.

 

Os resultados mostram que a demanda mais frequente que as nutricionistas encontram em seu dia a dia é o emagrecimento, representando uma prevalência de 15,96%; seguido de questões comportamentais (12,70%), doenças crônicas (12,03%), estética (11,65%) e busca por suplementos (10,61%). 

 

Ainda, outros demandas relatadas foram:

  • imunidade (9,71%)

  • longevidade (9,19%)

  • saúde mental (7,86%)

  • saúde óssea (5,92%)

  • tornar-se vegetariano (4,36%)

 

Principais demandas em consultas com nutricionistas

 

É interessante saber o que as pessoas mais estão buscando como objetivo na consulta?

Sim, claro!

Esses números nos mostram a prevalência de assuntos sobre os quais nutricionistas precisam se manter sempre atualizados, uma vez que vão lidar com eles em seu dia a dia. 

Também pode te ajudar a escolher o seu nicho de atendimento, se está começando ou ainda não acertou a sua escolha.

 

Aqui na Academia da Nutrição, você encontra materiais 100% gratuitos e descomplicados que te ajudarão a se manter por dentro das tendências da Nutrição, e te orientar para prática clínica.

Não deixe de conferir nossos artigos e mini cursos!

E aproveite!

 

Fonte: Academia da Nutrição (Ago 2021). Comportamento dos Pacientes.

 

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você