[ editar artigo]

Lançamento de protocolos para uso do Guia Alimentar para a população Brasileira

Lançamento de protocolos para uso do Guia Alimentar para a população Brasileira

 Você já leu o Guia Alimentar para a População Brasileira?

O Guia Alimentar Para a População Brasileira é um documento oficial do Ministério da Saúde elaborado para ser um instrumento capaz de subsidiar políticas, programas e ações para incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional (SAN) da população.

Segundo a coordenação geral de alimentação e nutrição no ministério da saúde, "a elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais que têm como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde". 

E por que esse documento é tão importante para você Nutricionista?

O documento recebeu a maior nota em um comparativo que analisou 32 parâmetros de sustentabilidade em guias alimentares de 12 países.

Um estudo realizado por três universidades diferentes dos Estados Unidos considerou o guia alimentar para a população brasileira como o mais abrangente em relação a um tema que temos visto comumente entrando em pauta: SUSTENTABILIDADE. 

“A incorporação efetiva de múltiplas dimensões da sustentabilidade em diretrizes alimentares tem o potencial de transformar os sistemas alimentares e permitir que os consumidores façam escolhas que sustentem a saúde planetária” mencionam as autoras do estudo. 

Portanto, torna-se uma leitura e um documento de "cabeceira" podemos assim dizer para o Nutricionista, além de conter explicações e orientações que podem ser trabalhadas com os pacientes no intuito do aconselhamento nutricional. 

Lançamento de protocolos para o Guia Alimentar Para a População Brasileira:

O Ministério da Saúde (MS) lançou recentemente dois fascículos com protocolos para uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira. 

Os protocolos em saúde reúnem orientações com base em evidências científicas, com a finalidade de aprimorar a atenção à saúde ou à organização de serviços. Auxiliam na incorporação de novas tecnologias ou orientação do uso em condutas de saúde e têm como foco qualificar a prática profissional e a gestão do cuidado, ressaltando assim a importância do Guia e o papel do nutricionista no cuidado a saúde.

O fascículo 1   -  Protocolos de uso do Guia Alimentar Para a População Brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta.

O fascículo 2  - Guia Alimentar Para a População Brasileira na orientação alimentar da pessoa idosa.

Esses fascículos trazem de uma forma prática protocolos a serem seguidos pelos nutricionistas facilitando assim o entendimento e o dia a dia do uso do Guia como aliado da educação nutricional. 

Até mesmo para desenvolver uma visão crítica e enxergar as melhorias que o documento precisa, fica inquestionável a necessidade do nutricionista conhecer e estudar os documentos citados. 

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você