[ editar artigo]

Raio X da Nutrição no Brasil

Raio X da Nutrição no Brasil

Você sabe quantos profissionais fazem parte do raio X da nutrição no Brasil? 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, pelo Conselho Federal de Nutricionista - CFN, somos 145.819 nutricionistas. E ainda assim, cada um de nós possui particularidades, locais de trabalho, áreas de atuação e tantas outras características.

Bom, pensando em conhecer melhor quem é esse nutricionista, saber como é o seu dia a dia e o seu trabalho, o CFN elaborou o “Perfil da Nutrição no Brasil”.  A pesquisa foi realizada com dados da pesquisa de 2016, junto aos dados coletados pelo Sistema CFN/CRN.

Além disso, o principal objetivo desse estudo foi proporcionar transparência e uma base de dados com informações sobre os nutricionistas com todas as regiões do Brasil.

Dados culturais e demográficos dos profissionais de nutrição

Em primeiro lugar, hoje quase 94% dos profissionais da nutrição são mulheres, praticamente o Girl Power comanda a profissão. 

Em outras palavras, os dados culturais, demográficos e de formação dos nutricionistas foram destacados neste estudo:

Fonte: CFN - 2019

 E o maior campo de atuação dos nutricionistas atualmente é na Alimentação Coletiva, ou seja, contam com 42.4% dos profissionais compondo uma jornada de trabalho de 44h semanais e quase 50% trabalham em equipe.

Portanto, todos esses dados são importantes para acompanhar a evolução da nossa profissão ao longo do tempo e como ainda cresce e tem espaço.

Um olhar sobre as novas competências do nutricionista

Mas o que mais mudou nesses últimos anos na nutrição? 

A princípio o olhar sobre as novas competências do nutricionista foi a mudança mais visível na nutrição. Contudo, não podemos ser mais apenas bons tecnicamente.

Independente da sua área de atuação, existem características que precisamos desenvolver para sermos bons como gestores e com habilidades de relacionamento com outros seres humanos.

Nesse sentido, baseados em diferentes estudos sobre trabalho e futuro, listamos aqui 10 características que o novo profissional de nutrição deve ter:

  • Empatia
  •  Liderança inspiradora
  •  Bom humor
  • Criatividade
  •  Resolução de problemas/ conflitos
  •  Escuta ativa
  • Abertura a novas tecnologias
  • Flexibilidade para mudanças 
  • Atualização constante (estudos) 
  • Habilidades de negociação 

 

Faça sua análise e pense ao menos 3 em que sabe ou ainda precisa  desenvolver! Deixe aqui nos comentários.

Fonte:

Conselho Federal de Nutricionistas [site]. Perfil das(os) nutricionistas no Brasil. [acesso em 20 jan 2021]. Disponível em: http://pesquisa.cfn.org.br/

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você