[ editar artigo]

Quais as vitaminas da saúde mental?

Quais as vitaminas da saúde mental?

A saúde emocional nunca ficou tão em alta quanto agora neste momento que estamos vivenciando. As vitaminas sempre tiveram papel relevante na saúde do ser humano, mas você sabe quais são as vitaminas que exercem papel na saúde mental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a pandemia do novo coronavírus nos lembra que “A saúde mental é tão importante quanto à saúde física.’’

Sabemos que as vitaminas do Complexo B são essenciais para o nosso organismo e que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental  do ser humano.

Além disso, elas são apontadas como importantes aliadas no controle dos sintomas de quadros como depressão, ansiedade e estresse, já que este grupo de vitaminas se associa à melhora do humor e da performance em nível cognitivo.

 Mas, quais são as vitaminas deste ‘’complexo’’ que interferem na saúde mental?

O complexo B é formado por oito vitaminas B solúveis em água, ou seja, que são assimiladas na água do nosso corpo e excretadas na urina. Todas estas vitaminas desempenham um papel na facilitação dos processos metabólicos de todas as formas de vida animal, e a maioria foi denominada coenzimas essenciais para a atividade de algumas enzimas.

Embora as vitaminas B atuem individualmente, de maneiras específicas, a interação de todas assegura que uma seja mantida saudável para crescer e reproduzir adequadamente.

E mais, a vitamina B auxilia a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura.

E ainda assim, no estômago, as vitaminas B estimula a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes.

As vitaminas que compõem o complexo B são:

- B1 (Tiamina) - A tiamina auxilia na conversão de nutrientes em energia e, em particular, melhora a função mental e o humor. Grãos, germes de trigo, nozes e sementes são ricos em tiamina.

- B2 (Riboflavina) - A riboflavina é responsável por ajudar na conversão de nutrientes à energia. Também desempenha um papel importante na fabricação de glóbulos vermelhos. A energia mais alta, como resultado da ingestão de B-2, leva à melhoria da integridade do sistema imunológico, saúde respiratória e do sistema digestivo. Leite e queijo são alimentos com alta riboflavina.

- B3 (Niacina) - A niacina contribui em mais de 50 processos metabólicos e, portanto, é uma das mais importantes das vitaminas B. As principais funções da niacina são a fabricação de hormônio, a desintoxicação, a regulação do colesterol e a produção de energia.

Ela pode ser obtida de duas maneiras: diretamente de alimentos ou através de degradação de proteínas. Os alimentos ricos em niacina incluem, fígado de carne, atum de frango e leite.

- B5 (Ácido pantotênico) - O ácido pantotênico desempenha um papel de apoio na produção de energia e na fabricação de sangue vermelho. Pode ser obtido em leveduras, rim e fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço.

- B6 (Piridoxina) - A piroxidina trabalha para transformar aminoácidos em mais de 5.000 proteínas e, além disso, ajuda a fazer 60 enzimas diferentes que ajudam as funções biológicas de nossos corpos.

Funções adicionais de piroxidina incluem a assistência de um sistema imunológico forte e um coração saudável e o gerenciamento da depressão. As principais fontes alimentares incluem fígado, arroz integral, peixe e cereais integrais.

- B7 (Biotina) - A biotina também auxilia na conversão de nutrientes para a conversão de energia e proteínas. O consumo desta vitamina pode auxiliar no crescimento do cabelo se a perda de cabelo é resultado de uma deficiência de biotina, e não de uma característica genética.

A biotina é encontrada em quantidades significativas em fígado de vaca, gemas de ovos, nozes e grãos integrais.

 - B9 (Ácido Fólico)  - O ácido fólico é importante para a saúde reprodutiva, além da produção de energia e do apetite, humor e sono. Ele também ajuda a substituição celular e saúde cardiovascular. Principais fontes de ácido fólico são carne e fígado de frango, lentilhas e feijão.

- B12 (Cobalamina) - Todas as células do sistema imunológico requerem cobalamina para funcionar de forma otimizada. Portanto, é uma vitamina extremamente necessária para manter nosso corpo em equilíbrio. As principais fontes incluem fígado, bovino, gema de ovo, aves e leite.

Por fim, embora as vitaminas B sejam complexas, é importante conhecê-las individualmente para identificar quaisquer necessidades específicas de saúde.

Vale lembrar que qualquer medida em relação a alimentação deve ser orientada por um nutricionista e com devido acompanhamento médico.

Fonte:

ABM Saúde [site]. Entenda por que as vitaminas do complexo B são tão importantes [acesso em 8 mar 2021]. Disponível em:  https://www.revistaabm.com.br/blog/entenda-por-que-as-vitaminas-do-complexo-b-sao-tao-importantes

Organização Mundial da Saúde [ site]. Considerações psicossociais e de saúde mental durante o surto de COVID-19 [acesso em 8 mar 2021]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/documentos/consideraciones-psicosociales-salud-mental-durante-brote-covid-19

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você