[ editar artigo]

Imunidade e o que mudou na nutrição com a pandemia - Um replay do Orgulho em Nutrir

Imunidade e o que mudou na nutrição com a pandemia - Um replay do Orgulho em Nutrir

 

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde definiu a infecção da COVID-19 como uma pandemia. Governos adotaram medidas de isolamento social para prevenir a propagação da infecção. Tal pandemia trouxe condições de estresse que causaram mudanças nos hábitos alimentares e a busca por imunidade.

 

O efeito quarentena trouxe impacto no comportamento alimentar, associado ao consumo maior de energia, o que pode levar ao ganho de peso. Além do estresse em si, que influencia na predisposição a desenvolver obesidade, e claro, a vulnerabilidade em relação a imunidade.

 

O sistema imunológico envolve reações e etapas complexas, em combate a agentes patológicos que tentam se acomodar no organismo. Então, não é um alimento isolado ou um suplemento específico que, sozinhos, possuem a capacidade de potencializar a nossa imunidade.

Concorda?

 

Sobre essa temática, disponibilizamos aqui na plataforma da Academia da Nutrição um replay da palestra com a Dra Natália Marques, ministrada no evento Orgulho em Nutrir: Imunidade - o que mudou na nutrição com a pandemia.

O evento foi realizado em 28 de agosto desse ano, como uma homenagem ao dia do Nutricionista, em parceria com a Natural Tech.

Palestrante convidada, Natália Marques é Coordenadora científica dos cursos de Pós Graduação VP Centro de Nutrição Funcional, Doutora em Medicina Transacional, departamento de Dermatologia UNIFESP, e Mestre em Ciências da Saúde, disciplina de Nefrologia da UNIFESP.

Além de Pós graduada lato sensu em Nutrição Materno infantil, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia, Educação Moderna, Agricultura Biodinâmica.

 

Imunidade - o que mudou na nutrição com a pandemia: a palestra


A Nutricionista Dra Natália Marques, trouxe um olhar minucioso sobre o papel da alimentação adequada no fortalecimento da imunidade e os efeitos do comportamento alimentar no contexto atual da pandemia.

Como entender todo esse processo, e ir além apenas de um planejamento alimentar?


Dra Natália explorou várias questões relacionadas:

  • Desafios
  • Adaptações: meio ambiente e o próprio organismo
  • Medos
  • Ansiedade
  • Fragilidades

 

Como olhar individualmente as questões relacionadas acima?

Pois existem os grupos saudáveis, os grupos de risco e as próprias pessoas que adoeceram com a Covid-19.

 

Ingerir alimentos fontes em vitaminas e minerais são essenciais para fortalecer a imunidade

É importante orientar uma dieta bem equilibrada: com foco em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas vegetais e animais, e gorduras saudáveis. Sendo esta a melhor maneira de obter todos os nutrientes essenciais para manter uma boa saúde e função imunológica adequada.

 

Aproveite o replay da palestra sobre Imunidade: o que mudou na nutrição com a pandemia

 

Uma aula bem completa da Dra Natália Marques, que vai auxiliar no seu entendimento sobre esse tema.

Não deixe de assistir, Nutricionista!

 

Clique no link abaixo e confira todo o conteúdo no replay da palestra:

https://academiadanutricao.com/course/imunidade-o-que-mudou-na-nutricao-com-a-pandemia

 

Aproveite a oportunidade, com esse conteúdo imperdível!

 

Referências bibliográficas:

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa COVID-19. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2UDjL2N. Acesso em: 16 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde: Painel Coronavírus – COVID-19. 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2020.

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você