[ editar artigo]

Importância do nutricionista na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

Importância do nutricionista na Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

 

A terapia nutricional, principalmente nos estágios críticos das enfermidades, deve ser administrada de modo seguro e eficaz, e o envolvimento de uma Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) é fundamental no tratamento.

E certamente, a presença do Nutricionista nesta equipe é essencial!

 

O que é a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional?

 

É um grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para esta prática.

A equipe tem como objetivo identificar pacientes que tenham indicação de terapia nutricional, bem como direcionar a respeito da escolha da melhor via de terapia nutricional.

 

O Nutricionista como parte da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

 

Pacientes hospitalizados podem ter necessidades nutricionais especiais, em função da desnutrição e dos desequilíbrios metabólicos impostos pelas doenças.

De acordo com a Resolução CFN 600/2018, podemos citar algumas atribuições do Nutricionista, tais como:

  • Elaborar o diagnóstico de nutrição, com base na avaliação nutricional.
  • Acompanhar a evolução nutricional dos clientes/ pacientes/usuários.
  • Formular a Nutrição Enteral (NE), estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento e formas de apresentação.
  • Elaborar e implantar Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP), mantendo-os atualizados.

 

Dentre os objetivos da Terapia Nutricional, podemos citar a melhor recuperação do paciente, fazendo com que permaneça menos tempo hospitalizado. 

 

Nutricionista, você é um profissional com fundamentação técnica no campo da nutrição, que tem competência na assistência dietoterápica hospitalar, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando a melhor terapia nutricional para o paciente.

Portanto, tem papel fundamental dentro da equipe de terapia nutricional!

Conhece um nutricionista que atua em EMTN?

Encaminhe o artigo para ele, e reforce o quanto ele é importante na assistência hospitalar!

 

Quer saber mais?

Consulte no link a seguir o FOLDER do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região - CRN3: O que é EMTN?

 

 

Referência Bibliográfica

Ferraz L F, Campos A C F. O papel do nutricionista na equipe multidisciplinar em terapia nutricional. Rev Bras Nutr Clin  [periódicos na internet]. Dez 2012 [acesso em 26 Out 2021]; 27(2): 119-23. Disponível em: http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/12/Artigo-8-2-2012.pdf

Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região [homepage na internet]. O que é EMTN? [acesso em 26 Out 2021]. Disponível em: https://www.crn3.org.br/uploads/BaseArquivos/2020_11_11/Folder-EMTN-CRN3-Final-grafica.pdf

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você