[ editar artigo]

Contribuições da Alimentação e Nutrição na Sustentabilidade

Contribuições da Alimentação e Nutrição na Sustentabilidade

A sustentabilidade na alimentação e nutrição é uma das mais importantes e fortes pautas da atualidade. Recentemente, começamos a ter um olhar mais crítico sobre o que consideramos alimento, o modo com que ele é produzido e quais as consequências disso, atuais ou futuras, ao meio ambiente. 

 

Um pouco de história

 

A agricultura, descoberta há mais de 10 mil anos, foi o pontapé inicial para a construção da civilização como conhecemos hoje; foi a partir dela que foi possível criar cidades e comércio, além disso, foi a partir de sua evolução que começamos a contornar grandes problemáticas mundiais como a fome. 

 

Foi criado o modelo de monocultura, o principal do Brasil até hoje; nele, a produção é quase que completamente voltada ao mercado externo. Nossa agropecuária produz, majoritariamente, apenas um tipo de cereal por plantação e pecuária, cuja produção é exportada. O restante dos alimentos que consumimos, costuma ser importado de outros países. 

 

Entretanto foi levantado que talvez este cenário agrícola que vivemos não seja sustentável a longo prazo. Para que a produção em larga escala seja realmente alcançada, são necessários alguns fatores que, em conjunto e alta demanda, prejudicam o meio ambiente:

  • grandes extensões de terra;

  • elevado uso de água;

  • uso de agrotóxicos; 

  • fertilizantes químicos 

  • tecnologia transgênica;

Consequências que vão além do meio ambiente

Ainda, este modelo de agricultura modificou o consumo alimentar: o produto extraído desta forma produção deixa de ser o alimento que será, posteriormente, integralmente consumido, agora, ele é processado e gera a substância base de novos alimentos, os ultraprocessados. 

 

Os alimentos ultraprocessados são aqueles cuja base é o extrato de algum cereal e nesta são adicionados corantes, aditivos alimentares, conservantes e saborizantes, além de açúcares e gorduras, tudo isso em prol de tornar tal mistura mais palatável, com uma textura agradável. 

 

De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF, 2010), o elevado consumo destes alimentos industrializados condicionam a um padrão alimentar pouco diverso e monótono, em todas as regiões brasileiras. Dessa forma, não apenas o meio ambiente é prejudicado por este modelo de produção de alimentos, a cultura alimentar também acaba se perdendo. 

 

A nutrição como protagonista da sustentabilidade

 

No que diz respeito à Nutrição e aos profissionais da área, a sustentabilidade e o cuidado ao meio ambiente podem ser bem incentivados a partir da alimentação. 

 

Uma das formas de realizar tal cuidado, é por meio do alto consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, ou seja, alimentos que não passaram por toda aquela cadeia de produção descrita acima.

 

Além disso, obter tais alimentos de agricultores familiares e/ou orgânicos também é um meio de ajudar ainda mais o meio ambiente. 

 

A diminuição do consumo de carnes, sobretudo a carne vermelha, também produz impactos positivos à saúde humana e do meio ambiente, como vários estudos já foram capazes de demonstrar. 

 

Outro meio de diminuir o impacto da sua alimentação sobre o meio ambiente é pela preferência a produtos regionais, uma vez que o transporte de produtos em menor distância significa menor emissão de gases poluentes pelos meios de transporte em si. 

 

Ainda, há outras diversas formas de ajudar o meio ambiente por meio da alimentação e você, nutricionista, tem papel ativo na conscientização das pessoas acerca da ligação entre alimentação e meio ambiente. 

 

É importante que não limitemos nossas preocupações à saúde física de nossos pacientes, passando também a nos preocuparmos com o meio em que estamos todos inseridos. 

 

Quer saber mais sobre como a alimentação e a sustentabilidade estão ligados? Confere mais este artigo aqui: https://academiadanutricao.com/blog/5-passos-para-voce-nutricionista-tratar-de-sustentabilidade

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você