[ editar artigo]

Consumo de gorduras e a saúde cardiovascular

Consumo de gorduras e a saúde  cardiovascular

Consumo de gorduras e a saúde cardiovascular sempre foi um tema de interesse para a Nutrição. Recentemente a Sociedade Brasileira de cardiologia publicou um posicionamento sobre o assunto, um importante documento que ressalta a importância da nutrição no contexto da saúde cardiovascular e que atualiza a I Diretriz publicada pela SBC do mesmo tema que foi publicada em 2013.

O consumo de gorduras sempre foi um tema relevante na prevenção das DCNT. Segundo a World Health Organization (WHO), o conjunto das doenças crônicas não transmissíveis é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública da atualidade e responde por aproximadamente 71% da mortalidade mundial.

No início de fevereiro de 2021, foi publicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia o Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, um importante documento que ressalta a importância da nutrição no contexto da saúde cardiovascular e que atualiza a I Diretriz publicada pela SBC, sobre esse tema, em 2013.

A publicação contém informações baseadas na ciência com o  objetivo de descrever os recentes avanços sobre as ações dos diferentes ácidos graxos como também os principais aspectos relacionados com o risco e o controle das DCV, para orientar os profissionais de saúde visando à prevenção e ao controle das DCV.

É importante que os Nutricionistas estejam atualizados para trazer aos pacientes prescrições e orientações que toquem as recomendações cientificas. Separamos aqui alguns temas principais para que você se atualize de forma objetiva!

Principais aprendizados para o consumo de gorduras na saúde cardiovascular:

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA DIETA E INDIVIDUALIDADE:

“A composição nutricional da dieta deve ser ajustada de acordo com os objetivos propostos para cada indivíduo, considerando as necessidades calóricas e preferências individuais e culturais.”

O posicionamento da SBC reforça ainda mais o conceito da individualidade na nutrição. Tendo em vista os objetivos e necessidades, mas sem esquecer as preferências culturais de cada indivíduo.

INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS INTEGRAIS:

“Diversas estratégias nutricionais são capazes de contribuir para prevenção cardiovascular, tendo como preceito a exclusão de trans, adequação do consumo de SAT e, proporcionalmente, maior consumo de gorduras INSAT, além de incentivo ao consumo de frutas, hortaliças e grãos integrais.”

Temos aqui uma importante recomendação tendo em vista a literatura aonde podemos direcionar o foco de atuação do Nutricionista na INCLUSÃO, facilitando assim a mudança de hábitos.

EDUCAÇÃO QUANTO A ESCOLHA ALIMENTAR:

“A orientação nutricional deve capacitar o indivíduo quanto ao conhecimento da composição dos alimentos, especialmente os processados, uma vez que um mesmo produto pode apresentar variações na quantidade e tipo de nutrientes, especialmente gorduras.”

Baseando-se na escolha de cada indivíduo cabe aos profissionais de Nutrição trabalhar na educação e conscientização dessa escolha. Como se lê um rótulo nutricional por exemplo, é um ponto que deve ser trabalhos em consultório.

O que podemos concluir sobre essa atualização a respeito das Doenças Cardiovasculares para a Nutrição?

É importante também ressaltar que os achados epidemiológicos mostram que tanto o excesso do consumo de gorduras saturadas, como a insuficiência da ingestão de poli-insaturadas associam-se ao aumento de risco cardiovascular. Sendo assim, a orientação deve preconizar não somente a exclusão de alguns alimentos, mas também focar na INCLUSÃO de outros.

Acesse o posicionamento completo clicando no botão abaixo:

O Nutricionista exerce uma importante função na promoção, prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares e consequentemente nas Doenças crônicas não transmissíveis e pode contribuir de forma ativa para redução de dados epidemiológicos e resultados de pacientes. 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cardiologia [site]. Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular [acesso em 25 fev 2021]. Disponível em: http://abccardiol.org

World Health Organization [site]. Noncommunicable diseases. [acesso em 25 fev 2021]. Disponível em: https://www.who.int/

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você