[ editar artigo]

Como explicar as diferenças entre leite pasteurizado x UHT para seu paciente

Como explicar as diferenças entre leite pasteurizado x UHT para seu paciente

Nutri, neste conteúdo vamos esclarecer as diferenças entre leite pasteurizado X UHT e ajudá-la a traduzir a linguagem dos rótulos dos alimentos para seus pacientes. Queremos que leve aos seus pacientes informações de ingredientes não tão conhecidos, suas funções, processos e tecnologias de uma forma descomplicada! 

Segundo a Kantar, o leite está presente em 91,5% dos lares brasileiros, você sabia? Com isso é muito provável que seu paciente ou a família também consuma. Mas, sempre existe aquela dúvida,  leite pasteurizado ou leite UHT? Nerd Face on Apple iOS 13.3

Para facilitar, trouxemos um resumo sobre as principais diferenças para que você compartilhe com os seus pacientes e até mesmo possa montar um post explicativo para eles:

Processamento

O leite UHT passa por altas temperaturas (entre 130 a 150ºC), por um período muito curto de tempo (2 a 4 segundos), sendo resfriado imediatamente após!

O leite pasteurizado é submetido a uma temperatura mais baixa (entre 72 a 75ºC), por um período maior de tempo (de 15 a 20 segundos) e também é resfriado imediatamente depois

Aditivos

     O único aditivo permitido pela legislação no leite UHT são os estabilizantes. O estabilizante é importante para evitar que o leite coagule e sedimente durante o processo UHT! Os estabilizantes permitidos são os citratos e fosfatos de sódio*, isolados ou combinados.

A legislação não permite o uso de qualquer aditivo ou coadjuvante de tecnologia no leite pasteurizado.

 

Embalagem

O leite UHT geralmente é vendido em embalagens cartonadas, isto é, na caixinha.
As caixinhas possuem 6 camadas de diferentes materiais que protegem o leite da luz e do oxigênio, aumentando a sua durabilidade. Além disso, utilizando a caixinha é possível envasar o leite sem nenhum contato, o que permite que não haja a necessidade de conservantes!

O leite pasteurizado geralmente é comercializado em saquinhos, que são mais frágeis e, por isso, podem sofrer mais danos durante o transporte, além de não serem muito práticos.

Precisa de refrigeração?

Leite UHT: Não! O processo UHT mais a proteção da caixinha permite que o leite UHT não precise de refrigeração até o momento em que é aberto

Leite pasteurizado: Sim! Como a pasteurização não mata todas as bactérias do leite, é importante a refrigeração para que ele não estrague!

Validade

Leite UHT: Aproximadamente de 4 meses quando fechado

Leite pasteurizado: Entre 4 a 7 dias quando fechado

 

 Nutrientes

Leite UHT: Devido as altas temperaturas do processo UHT, ocorre alteração no teor de nutrientes, principalmente de vitaminas.

 A perda de vitamina B12 e ácido fólico, por exemplo, são as mais significativas, mas ainda inferiores a 20%. Já em relação aos minerais como, por exemplo, o cálcio, não há alterações significativas.

Leite pasteurizado: Durante a pasteurização também ocorrem perdas de nutrientes, porém são menos significativas quando comparado ao leite UHT. Por exemplo, cerca de 3 a 5% de ácido fólico e até 10% de vitamina B12 são perdidos no processo.

 

Quando falamos que um alimento tem muita química, em geral, queremos dizer sobre um excesso de aditivos e ingredientes artificiais, mas a química pode explicar e favorecer uma série de processos, até na fermentação natural de um pão ocorrem ações químicas! Por isso, precisamos nos desprender de rótulos para podermos interpretar melhor os rótulos.

O que são estabilizantes?

Estabilizantes são as substâncias que favorecem e mantêm as características físicas de emulsões e suspensões, eles não têm ação emulsionante direta, mas consolidam as emulsões. No caso do leite, a função é mantê-lo homogêneo, sem que a proteína ou o cálcio, por exemplo, sedimente, deixando o alimento com a aparência que desejamos. 

O que são os citratos e fosfatos de sódio?

Citratos são sais de sódio, e os fosfatos de sódio são moléculas de fósforo e sódio com oxigênio.

Conclusão:

Não existe necessariamente um melhor do que o outro, é necessário entendermos as necessidades e estilo de consumo de cada um dos pacientes para prescrever e orientar com segurança o produto.

 

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você