[ editar artigo]

Ayurveda, o que a medicina indiana tem a nos falar sobre saúde e alimentação

Ayurveda, o que a medicina indiana tem a nos falar sobre saúde e alimentação

A Medicina Ayurveda trata o ser humano em sua totalidade. Esse sistema de cura já existe há muitos anos, e é um dos mais antigos. O tratamento consiste no uso de plantas medicinais e alimentos que falam de acordo com a necessidade individual trazendo a natureza como coadjuvante.

Muitos já devem ter escutado sobre tratamentos alternativos como forma de estabelecer um equilíbrio entre o meio ambiente e o corpo humano, trazendo um estilo de vida mais saudável, consequentemente prevenindo doenças. E, em alguns casos, ate curando pacientes.

Por diversas vezes é esquecida a importância e o poder da natureza e do próprio ser sobre a vida.

Tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico.

São eles:

  • espaço ou éter
  • ar
  • fogo
  • água
  • terra

O objetivo desta ciência é estudar as influências dos elementos na natureza e no ser humano.

Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas (humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.

Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha.

 

Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio. Porém, quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.

E considerando a alimentação, a dieta ayurvedica envolve um vasto conhecimento a respeito dos alimentos que mantêm ou não o equilíbrio dos doshas.

Consiste no modo de preparo, condimentos. As combinações entre os alimentos fazem parte de uma dieta ayurvedica.

 

Por exemplo: enquanto Vata deve focar em alimentos quentes e energizantes, Pitta deve fazer justamente o contrário, e Kapha deve evitar gorduras e focar em alimentos estimuladores do metabolismo.

 

As ervas medicinais cumprem um papel importante na contribuição do tratamento medicamentoso.

A meditação é um ponto alto de uma rotina ayurvedica, é essencial. Há uma técnica específica para cada ser e contribui para o perfeito equilíbrio da mente, paz de espírito, além de auxiliar na busca de autoconhecimento.

No Brasil, estudo aponta uma incidência de uso de medicamentos para tratamento de doenças, com dados que trazem um problema de saúde publica. Estamos entre os 10 países no mundo que mais consomem opióides.

Por isso a importância de ter um olhar mais sensível sobre um tratamento alternativo e alimentação como melhora na saúde, na prevenção e tratamento de doenças crônicas, como o câncer.

 

Atualidades em Nutrição

Academia da Nutrição
Academia da Nutrição
Academia da Nutrição Seguir

Queremos DESCOMPLICAR a ciência da nutrição. Dar voz aos profissionais de saúde e abrir diálogo com todos envolvidos, incluindo marcas e produtos. Plataforma exclusiva para nutricionistas e estudantes da área. É DE GRAÇA E SEMPRE VAI SER.

Ler conteúdo completo
Indicados para você